Meninas e meninos,
Eu estava lá na Avaliação Nacional de Vinhos 2020, a Safra das Safras. Fui para Bento Gonçalves, mas vi os resultados pela internet. Não podia faltar, afinal, sempre estive lá.
Eu estava lá, quando comecei escrever e falar dos vinhos brasileiros, fazer isto hoje é muito fácil, mas eu, escrevo, falo e degusto os vinhos brasileiros faz mais de 25 anos, desde a época em que atirar pedras em quem o fazia era comum.
Nem por isto, pelas gozações que eram normais, as brincadeiras, eu deixei de prestigiar os vinhos brasileiros, sempre acreditei e continuo acreditando na indústria vitivinícola brasileira. Houve um avanço enorme na qualidade e quantidade de rótulos ótimos, principalmente de dez anos a esta parte.
Portanto, não podia deixar de ir à Bento Gonçalves durante a Avaliação Nacional de Vinhos, mesmo sendo esta edição, transmitida virtualmente, queria eu a proximidade, afinal, eu estava lá durante quase todas as edições.
O evento, que desde 1993 sempre foi presencial, em razão da pandemia se transformou na maior ação de promoção do vinho brasileiro, chegando à casa de 700 apreciadores do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal e dos países vizinhos do Chile e Uruguai.
“A nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
As 11,2 mil garrafas, sendo 16 para cada apreciador, foram envasadas e rotuladas e por 12 dias percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram deste grande momento.
Foram quase 3 litros de vinho cada kit, o que permitiu que até três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil pessoas. Para isso, foram mais de 2 mil litros de vinho no total, 130 litros cada amostra.
“Nunca o Brasil, tanto vinícolas, quanto enólogos esteve tão preparado tecnicamente, com profundo conhecimento, precisão na Viticultura e Enologia, para receber e processar uma matéria prima de tamanha qualidade. Esta safra veio para coroar todo esforço empenhado em anos de trabalho e pesquisa. Não se faz um vinho sozinho. E este ano, a mãe natureza fez a sua parte de forma esplêndida. Coube a nós, enólogos, ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho de nossas vidas. O seu vinho, o vinho brasileiro”, complementa Salvador.
Seguem os resultados das dezesseis amostras mais representativas da Safra das Safras. Que apreciadores de vinhos de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Uruguai e Chile degustaram em casa, ou como eu, presentes em Bento Gonçalves.
AS 16 AMOSTRAS E SEUS COMENTARISTAS
CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE
-Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS):Leandro Bianchi Santini – Enólogo do ano 2019 – Brasil
-Riesling Itálico/Chardonnay/Pinot Noir – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS):Ivane Fávero – Especialista em Enoturismo – Brasil
-Pinot Noir – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)François Hauteker – Enólogo – França *
CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO
-Riesling – Cooperativa Vinícola Garibaldi – Garibaldi (RS):Antônio Calloni – Ator – Brasil *
-Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aliança – Santana do Livramento (RS):Eugênio Lira – Enólogo – Chile
CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO
-Sauvignon Blanc – Vinícola Família Lemos de Almeida – Vacaria (RS):Rodrigo Bellora – Chef – Brasi
-Moscato Giallo – Vinhos Hortência – Flores da Cunha (RS):Guilherme Pasin – Prefeito de Bento Gonçalves – Brasil
CATEGORIA VINHO ROSÉ FINO SECO
-Cabernet Sauvignon – Vinícola Almadén – Santana do Livramento (RS):Victor Sorrentino – Médico – Brasil
CATEGORIA VINHO TINTO FINO SECO JOVEM
-Merlot – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS):Daniel Scola – Jornalista – Brasil
CATEGORIA TINTO FINO SECO
-Tannat – Casa Perini – Farroupilha (RS):Bob Júnior – Sommelier – Brasil
-Cabernet Franc – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS):Alexandre Lalas – Jornalista – Brasil *
-Tannat – Família Bebber – Flores da Cunha (RS):Murillo de Albuquerque Regina – Dr. em Enologia e Viticultura – Brasil
-Merlot – Pizzato Vinhas e Vinhos – Bento Gonçalves (RS):Cecília Aldaz – Sommelier – Argentina
-Merlot – Vinícola Cave de Pedra – Bento Gonçalves (RS):Fernando Pettenuzzo – Enólogo – Uruguai *
-Tannat/Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc – Casa Venturini – Flores da Cunha (RS):Galvão Bueno – Apresentador – Brasil *
-Touriga Nacional/Tempranillo/Petit Verdot/Merlot/Cabernet Sauvignon/Tannat – Vinícola Miolo – Bento Gonçalves (RS): Rodrigo Ferraz – Sommelier – Brasil
* Comentaristas que participaram on-line
Mais uma vem, EU ESTVA LÁ!
FOTOS: JEFERSON SOLDI
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão