Meninas e meninos,
Fui descobrir a cidade de Pardinho, e o Projeto Descubra Pardinho de Assessoria de Imprensa me deu a conhecer alguns pontos turísticos desta cidade paulista. Passei inúmeras vezes por Pardinho, nunca havia entrado para conhecer. Antes já tivesse conhecido, teria eu mais coisas para contar!
Ao receber o release do jornalista Claudio Oliva, da Assimptur de imediato me veio a vontade de conhecer Pardinho, pois citava gastronomia, bebidas, café queijos e claro o turismo. Tudo com enorme sintonia com o que escrevo no site Divino Guia
Não demorou recebi o contato da Sylviah Riouls da ANDEL-Agência de Negócios para o Desenvolvimento do Empreendedorismo, o qual proporciona o projeto Descubra Pardinho ; e então, foi dado o start para este jornalista e o turismo em Pardinho. A cidade tem localização privilegiada no front da Cuesta Paulista, a 1006 m de altitude no ponto mais alto, o que a torna uma cidade panorâmica de impressionantes horizontes.
A Cuesta Paulista, sobre o espetacular e grandioso Aquífero Guarani, que se encontra no subsolo rochoso, faz com que o clima, solo, altitude sejam propícios aos mais diversos cultivares e turismo de aventura.
O azul em contraste com o verde

Azul e verde da região
Visitei duas fazendas de café, ambas com cafés especiais e premiados. A primeira visitada foi a Fazenda São Pedro do Pardinho, com o Cuesta Café, já com um turismo estruturado onde o jovem Robin recepciona, descreve e comenta sobre café. Cultivam 8 variedades, sendo a Mundo Novo Cereja descascado o mais novo laureado.

Experiências Cuesta Café
A segunda visita foi na Fazenda Santa Fé Agropecuária, com o premiado Café Águas do Janeiro, sob responsabilidade da Beatriz-Bia- Burkas. Precisaria ter mais de um dia inteiro para falar com a Bia, pois como dizem por aí, “nosso santo bateu”, temos ideias e pensamentos muito semelhantes.

Beatriz Burckas- Café Águas do Janeiro
A ideia é transformar pela educação e cultura, fazendo do café o mote, levando à inclusão, orgulho e dignidade para quem trabalha nos cafezais e no agro.
Queijos premiados também não faltaram no turismo em Pardinho. Visitei a antiga Fazenda Bela Vista, hoje Fazenda Sant’Anna que é premiada também com a seleção de gado Gir leiteiro, e onde está a queijaria Pardinho Artesanal

Queijos Pardinho Artesanal com vários estágios da cura
Vanessa Alcoléa nos recebeu e mostrou a queijaria que quase naturalmente, pois a matéria prima, o leite, de excelente qualidade estava ali. Os diversos tipos elaborados na queijaria são maturados em caves com ambientação controlada em temperatura e umidade. Alguns chegam a maturar 15 meses.
Falando em altitude, o Deck 976, onde o numeral expressa a altitude, tem ótimos petiscos e coquetéis, onde o simpático e sempre atento Gil, discorreu sobre bebidas, gastronomia e o turismo de aventura, com a Tiroleza do Gigante, passeios de buggy e quadriciclo.

Coquetéis do Deck 976
Só para completar, pernoitei em um dos três chalés da propriedade, que são lindamente bem equipados, com itens de primeira qualidade e bom gosto. A vista, o silêncio, o ar puro, são ipagáveis!

Chalé do Gigante
Pardinho também é cultura e arte, me surpreendeu positivamente o Centro Cultural Max Feffer , primeira construção cultural sustentável da América latina. Toda a estrutura de cobertura executada em bambu tratado. Prédio construído em 2008, segunda técnicas inovadoras de edificações-verde, de repercussão internacional.

Estrutura em bambú tratado no Centro Maz Feffer
Não posso deixar de falar no Rodoserv Hotel, da rede de postos Rodoserv, onde parei por muitas vezes quando passava em direção à Alta Paulista, e tomava café da manhã. Pernoitei uma noite e me espantei com o silêncio, achava que o barulho da estrada de faria ouvir, qual nada, uma ótima noite de sono!

Rodoserv Hotel
Passei muito rapidamente pelo novo empreendimento, o Varanda Pardinho, moderna edificação, pensada no e para o turista e cliente que quer se integrar à paisagem exuberante. Amplos ambientes, muito vidro internamente e ótima área externa. Aguardem, pois o Varanda ainda está terminando seu belo projeto, o que não impede de já receber confortavelmente!

Sorvetes artesanais do Varanda Pardinho
Tem doces, salgados, lanches, sorvetes artesanais, pizzas. Bebidas variadas, cervejas e dois dos vinhos elaborados no sul, mas com rótulos de Pardinho. Os Pardinho de Beber nº1 Chardonnay e nº 2 Cabernet Franc.
Fechando a maratona turística fui conhecer e almoçar na Chácara Felititá um projeto bem legal de hospedagem, com ou sem refeições, que são elaboradas pelo Chef Rodrigo que acomoda até 20 pessoas. Também tem sob sua batuta o Spazio Sole/Mare e Luna, acomodando até 6 pessoas. São completas estes locais, com tudo o que se precisa para se divertir.

Chácara Felicità
Pardinho em muito mais que isto que vi, pois eu fui num bate e volta para ver o máximo que dava, mas tem tanta coisa pra ver que preciso voltar!
Também quero agradecer ao prefeito José Luiz Virgínio dos Santos e sua esposa Selma Clemente pela gentileza de me receberem na prefeitura. Também ao jovem Lucas Ramos que envidou todos os esforços, juntamente com a Sylviah para tornar minha estadia o mais agradável e completa possível.

Prefeito José Luiz Virgínio dos Santos-Sylviah Riouls da Andel-eu e Lucas Ramos coord. Turismo.
Eu descobri Pardinho! Descubra Pardinho você também!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão