Meninas e meninos,
Duas vinícolas do Uruguai integram a lista do enoturismo dentre as cinquenta citadas em uma premiação específica: Garzón e Bouza são reconhecidas dentre as melhores do mundo em 2º lugar e 44º lugar respectivamente. A indústria do turismo ligado aos vinhos e à gastronomia vem se destacando como um excelente veículo de captação, e neste segmento a América do Sul vem crescendo em indicações no setor, e o Uruguai se posiciona muito bem.
Uma viagem às vinícolas com vinhos de ótima qualidade, suas paisagens próprias, muitas delas com hospedagem e gastronomia de qualidade tem sido um diferencial na procura por viagens no setor.
Um premio para distribuir estas vinícolas foi criado por Andrew Reed, que em entrevista concedida cita que “o vinho é um reflexo de seu ambiente único, seu terroir. Não se trata apenas de vinho, mas de um todo”.
A vinícola vencedora foi a mendozina Zuccardi, do Vale do Uco – Argentina. Em segundo lugar ficou a uruguaia Garzón, fundada pelo engenheiro Alejandro Bulgheroni, localizada no departamento de Maldonado, reconhecido pelo júri na área da sustentabilidade.
A Bodega Bouza também obteve um lugar entre os melhores do mundo, ocupando o 44º lugar. O Uruguai é um país praticamente desconhecido no universo internacional dos produtores de vinho, que entrou no enoturismo há menos de duas décadas, e hoje vê seu esforço para posicionar-se globalmente coroado com duas de suas vinícolas premiadas entre as 50 melhores como destino turístico do mundo.
Não é apenas uma lista dos melhores vinhedos do mundo, esta é uma lista dos 50 lugares mais incríveis para degustar vinhos e aprender sobre sua preparação. Há muitas surpresas, produtores e lugares que só a indústria do vinho conhecia. Esse prêmio reforça a posição do Uruguai na rota dos melhores vinhedos para conhecer, além de impulsionar a economia por meio do enoturismo.
No Uruguai a diversidade de seus estabelecimentos vinícolas é incrível. Há maravilhas arquitetônicas modernas e pequenas vinícolas boutique. Há vinícolas antigas, restaurantes modernos e lugares impressionantes para celebrar casamentos. Algumas oferecem programação bem ampla como um passeios a cavalo, tours em carruagens que se lançam por entre as vinhas; outras mostram sua grande uma grande coleção de carros clássicos, uma coleção de arte valiosa, outras permitem passeios de bicicleta ou mountain bike, cavalgadas, ou uma cozinha com lareiras.
Vale a pena visitar a todas as vinícolas. Sem exceção! Oferecem paisagens deslumbrantes e excelentes vinhos. Sob qualquer ótica, eles são lugares especiais. Para o amante do vinho, a chave do paraíso.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão