Meninas e meninos,
Gastronomia e Vinhos do Jura não me saem da cabeça, e se me permitem, vou reproduzir um texto muito antigo meu onde a gastronomia e os vinhos desta região francesa, o Jura pouco conhecida e que faz o Vin Jaune, pois recentemente degustei um exemplar que me fez recordar a ocasião.
Tive o prazer em atender ao chamado de meus amigos Jean e Nina da loja e importadora Le Tire Bouchon, que já não existe nos dias atuais, chamado este que era para conhecer os vinhos e a culinária da região do Jura, situada à Oeste da França, e próxima da divisa Alemã.
Seu relevo acidentado, com montanhas calcárias, vales com quedas d’água, rios subterrâneos, lagos e cortada por rios, é propícia para as cepas como a Savagnin, que aparece em dois dos mais conhecidos vinhos do Jura: o Vin Jaune e o vinho de sobremesa, doce e untuoso Vin de Paille.
Vin de Paille, ou traduzindo Vinhos da palha, está sob a AOC Côtes du Jura, Arbois e L’Étoile, na França. As uvas são secas, uvas passas, mas secam em uma cama de palha, daí o nome, e podem ser vinificadas com Chardonnay, Pousard e Savagnin.
A forma de vinificação do Vin Jaune, um vinho oxidado, é muito semelhante no modo de vinificação com os Jerez dos espanhóis.
Só para citar um filho ilustre, Luis Pasteur é de lá, e representando a vinícola Baud Père & Fils, tivemos o prazer de estar com Alan Baud que também nos mostrou com competência sua região e vinícola.
Os vinhos degustados na época foram:
Côtes du Jura Baud Père & Fils–Chardonnay 2003.
Côtes du Jura Baud Père & Fils-Savagnin 2003: Feito com a uva autóctone de mesmo nome.
Macvin du Jura Baud Père & Fils: Tradicional vinho fortificado com álcool da própria uva(Marc du Jura).
Vin de Paille-Côtes du Jura 2003.
Côtes du Jura Baud Père & Fils Pousard 2005: Uva típica do Jura,
Côtes du Jura Baud Père & Fils Trousseau 2005 Uva autótone da região.
Para acompanhar os vinhos, foram apresentados os seguintes pratos:
Entrada com o Chardonnay.
Oeuf à la coque à la Crême de morilles. (Ovo na casca com creme de morilles).
Prato 01 com o Trousseau.
Poisson du jour au beurre de Trousseau et petits légumes. (Peixe nobre do dia na manteiga de Trousseau e baby legumes).
Prato 02 com o Savagnin.
Poulet au Vin Jaune et aux morilles et Risotto au Vin Jaune, aux noix et à la ciboulette. (Frango ao Vin Jaune com morilles e Risoto ao Vin Jaune com nozes e ciboulette).
Sobremesa com Macvin.
Pommes sautées au curry. (Maçãs sautê ao curry com sorvete).
Na minha opinião, são imperdíveis as harmonizações do Frango com Savagnin e do Macvin com as Maçãs.
Procurem conhecer os vinhos do Jura, garanto que aos enófilos que buscam emoções, estas estarão garantidas com os Vin Juane e o Vin de Paille.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão