Meninas e meninos,
Sinto-me um privilegiado ao falar do lançamento do Miolo Gamay Nouveau 2017, por tê-lo degustado uma semana antes do lançamento aqui em São Paulo, que ocorreu dia 12 deste mês.
Estava na Serra Gaúcha dia 06 de Abril na condição de jurado no Concurso Mundial de Bruxelas-Edição Brasil 2017, e uma das visitas técnicas que o corpo de jurados e a delegação do concurso fez foi na Miolo, onde além de uma excelente degustação com a excepcional vantagem de ter como orientador o próprio Adriano Miolo, winemaker chief da vinícola, almoçamos com ótimos vinhos, incluindo o Gamay Nouveau 2017.
O Miolo Gamay Nouveau 2017, vinificado na região da Campanha Gaúcha-RS, onde a Miolo também tem parreirais, tem como marca que este o vinho faça o lançamento da safra deste ano, já que é o primeiro rótulo tinto do mundo, da colheita do ano em curso, a chegar ao mercado.
Um pouco da trajetória do Miolo Gamay Nouveau:
Para cada nova safra, um novo rótulo: este ano, traços fluidos e cores que remetem às uvas e aos vinhedos estampam a “etiqueta” do Miolo Gamay, que desde 2008 traz os mais diferentes estilos em seu rótulo, tornando as garrafas verdadeiros itens de colecionador.
Já estamparam o vinho obras expressivas da arte brasileira como o ‘Abaporu’ de Tarsila do Amaral, trabalhos de Romero Britto, Ana Maldonado, do grafiteiro Speto e a pintura Still Life: Vase with Irises Against a Yellow Background, do consagrado Vincent Van Gogh.
O vinho segue o conceito francês ‘beaujolais nouveau’, que marca na França e em mais de 200 países a chegada da nova safra. Também de inspiração francesa é seu modo de elaboração através do processo de maceração carbônica, utilizado na região do Beaujolais, o que confere um sabor único e irresistível ao vinho.
“Fomos buscar na arte contemporânea as cores e formas para festejarmos o primeiro vinho da safra! Elaborado com as uvas da variedade Gamay, é excelente para harmonizar com peixes, carnes e queijos. Como é leve e fresco, também é perfeito para embalar um final de tarde entre amigos”, explica Adriano Miolo, superintendente do grupo.
O ideal é degustá-lo a uma temperatura máxima de 12°C, e deve ser consumido preferencialmente jovem, no mesmo ano da elaboração.
Quanto aos aromas, este me pareceu mais adocicado que as safras anteriores, mais para o caramelo de pudim, além do frutado tradicionalmente encontrada nesta uva e no método de vinificação que as realça.
Morangos em profusão, tanto no olfato quanto em boca, e esta também me pareceu mais leve que outras safras do Miolo Gamay Nouveau.
Bom vinho para quem quer começar a apreciar os tintos leves, bom para harmonizações variadas, por exemplo, lá na sede da Miolo, onde almoçamos dia 06/04, tínhamos linguiças e galetos braseados, além de batata doce, abacaxis e abóbora grelhados e ficou muito bom.
O vinho poderá ser encontrado em lojas, restaurantes e supermercados de todo o Brasil e também no site da Miolo
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão