Meninas e meninos,
Terra Vinis importa vinhos e distribui bebidas, vinhos e cervejas. Porque repeti vinhos? Porque além de importar, a Terra Vinis também distribui vinhos que outras importadoras tenham trazido ao Brasil. Basta que para isto sigam o lema da Terra Vinis, qual seja, buscar sempre as melhores marcas e produtos para compor o portfólio, assim, atendendo aos clientes e parceiros com preços competitivos dentro do padrão de qualidade exigidos.
Atendendo o cliente final e o mercado, incluindo-se os bares e restaurantes, a Terra Vinis que nasceu faz pouco tempo, apenas três anos, já alcançou pontos de venda selecionados com seu portfólio, fazendo com que a empresa busque agora se mostrar mais ao exigente mercado que escolheu pra atuar.
Conheço o consultor comercial da Terra Vinis faz anos, o Gilmar Bezerra, responsável pelas negociações, planejamento e vendas, e através dele, travei conhecimento mais de perto com a Júlia Carvalho, que já conhecia, mas com quem estivera apenas em ocasiões específicas e degustações, que é a encarregada das estratégias para demonstração e fomento do catálogo Terra Vinis.
Também conheci o Felipe Marques, encarregado do marketing e administrador do site e loja virtual. Todos os três são experts em vinhos, formados sommelier o Gilmar e o Felipe pela ABS-Associação Brasileira de Sommeliers assim como eu.
JÁ a Júlia tem formação como sommelier pela ISG – Internacional Sommelier Guild e SBAV/SP, portanto todos os envolvidos diretos na Terra Vinis, conhecem, gostam e degustam os vinhos e bebidas ofertados, o que de certa maneira vem dar garantias dos produtos, ao menos quanto à qualidade.
Convidado a conhecer alguns dos produtos no L’amitié Bistrot Parisiense, motivo de texto meu recente, vejam aqui
Degustamos quatro vinhos do catálogo Terra Vinis:
1-Il Padrino um Nero D’Avola Terre Siciliane 2016, com bom corpo, em boca como de praxe nesta cepa frutado negro, equilibrado em álcool 13%, acidez e taninos, ótimo para harmonizações com massas ao molho vermelho, carnes ensopadas.
2- Eltanin Reserva de Família 2016, corte de Cabernet Sauvignon, Carmenére, Syrah e Malbec, produzido pela Viña Maola, Valle de Colchagua, Chile. Gostei muito deste vinho de coloração rubi violácea, denotando pequeno halo de evolução, equilibrado em acidez muito boa, álcool na casa dos 14% que não se sente, e taninos bons e aveludados.
Floral delicado e bem presente no olfato, carrega em seguida especiarias doces e picantes, muito provavelmente da Syrah e Carmenére. Em boca aparece o frutado que começa surgir no olfato depois de algum tempo na taça, a pimenta negra, as especiarias doces como cardamomo, e noz moscada.
Ótimo para harmonizações variadas, pois a força da Cabernet, junto ao dulçor da Carmenére e as especiarias da Syrah, formam um quadro fácil para queijos de massa mole amarela, os queijos mais curados, embutidos com especiarias, massas com molhos vermelhos e molhos mis lácteos, carnes vermelhas assadas, brasedas e ao molho, e aves assadas. Um coringa!
3- Itinera Primitivo Salento 2016- 10g/l de açúcar- o que na nossa legislação já pede a terminologia meio seco- 14% de álcool. No olfato o fumo de corda é evidente me dizendo ter passado por madeira e nova, creio eu, surgindo a pimenta, o floral, o chocolate-outra vez a madeira-especiarias e um frutado mais compota.
Em boca confirma o frutado, as especiarias, o chocolate, equilibrado em acidez, taninos resolvidos, apesar de ainda bem presentes-gosto disso- e não é adocicado devido a este equilíbrio, em que pese ter a gramatura de açúcar mais elevada.
Bom para gastronomia variadas, peixes de couro mais graxos, aves assadas, coelho ensopado e carnes suína são seus acompanhamentos ideias, a meu ver.
4- Zironda Amarone dela Valpolicella 2013, vinho deliciosos para os que curtem os apacificados como eu. Muita fruta e floral, bombom ao licor, em boca confirma o frutado, melaço, o bombom ao licor, longo e equilibrado com seus 15% de álcool, dulçor e acidez equilibrados.
Harmonizações mais firmes com queijos de massa dura e curada, carnes ao molho de vinho, cabrito. Bom para harmonização com café e charutos.
Terra Vinis no facebook https://www.facebook.com/terravinisbr
Terra Vinis https://terravinis.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão