Meninas e meninos,
Já coloquei várias postagens sobre a Basilicata, esta padaria ícone do paulistano, mas tenho que novamente falar que agora a Basilicata é :Pão, Empório e Restaurante.
Já estive por lá umas quatro vezes depois que fui apresentado ao novo local pela linda amiga Lilica Mattos, que assessora a Basilicata, com muita eficiência, diga-se.
Já provei da gastronomia do jovem Chef Rafael Lorenti oriundi da família tradicional que inovou com a antiga Basilicata por tantos anos, que tem nas quarta e quinta gerações os novos gestores.
Nicola, Toninho, Vittorio e Angelo, todos com formações diferentes, os primos e irmãos se dedicam ao restaurante Basilicata, inaugurado em 16 de Março deste ano e que pelas lembranças de época e pela excelência dos produtos, lembrados da tradicional padaria, que os clientes agora continuam a ter acesso e chegam também ao novo ambiente: Basilicata – Pão, Empório e Restaurante onde reina o Chef Rafael.
Aquele “cheirinho” de pão, agora sai do nº614 da conhecida Rua Treze de Maio, localizado no coração do Bixiga, bairro tradicional da cidade de São Paulo, e continuam a fazer a fama da padaria Basilicata ainda entre os vizinhos e o público cativo, que há 103 anos são clientes fiéis da família de imigrantes italianos que domina a arte de fazer pães.
A fachada e o logotipo preservam a escolha de Filippo Ponzio, fundador da padaria. Lá dentro, o clima é de uma verdadeira viagem ao tempo: balança antiga, o “pendura” (onde literalmente se penduravam as contas), cartazes escritos à mão e fotografias que contam a história da família que saiu de Basilicata, sul da Itália, para expandir na crescente São Paulo.
Para não perder a história, na entrada, os clientes continuam a desfrutar dos serviços da padaria e do empório. Um amplo balcão e mesas-bistrô estão à disposição para lanches rápidos. No andar superior, que também pode ser acessado por um elevador, está a o restaurante mostrando que a cucina italiana está no sangue da família e prepara um cardápio enxuto, tipicamente do sul da Itália, com cerca de 30 opções de pratos.
Como disse, eu já provei muitos dos pratos da casa, pois sempre vou com mais alguém, assim, além de mostrar a Basilicata, posso compartilhar os pratos pedidos.
Eu se fosse você, pedia o fígado, ou Guimirella, que pode vir sem ser no espeto como veio para mim, e foi um dos pratos que não mais esquecerei.
A história da Basilicata está registrada no livro “Padaria Basilicata – Cent’anni di Storia”, da editora Senac, 2014, que também pode ser encontrado na casa italiana.
Basilicata – Pão, Empório e Restaurante
Endereço: Rua 13 de Maio, 596, Bixiga – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3289-3111 A foto da Guimirella- credito de Marcos Kawall, outras são acervo meu.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão