Meninas e meninos,
Moringa Mantiqueira, uma ilha de sabores regionais em Campos do Jordão, quando o ato de se alimentar, além da excelente gastronomia, vem junto com uma filosofia de utilizar ingredientes de pequenos produtores regionais da própria Serra da Mantiqueira, tanto do lado paulista, quanto do mineiro.
Nossa visita a Campos do Jordão para matérias para o @rotasenotas nos trouxe esta bela surpresa, dentre outras, é verdade, pois o Cozinha da Montanha que conheço faz tempo na figura da incansável Valéria Estefam programou uma série de lugares entre restaurantes e hotéis, que passo a relatar.
Os vídeos já estão disponíveis no nosso canal Rotas e Notas do Youtube e agora aos poucos um roteiro que aqui porei para o deleite de quem quer o melhor de Campos do Jordão, seja no inverno ou não, nas férias , feriados ou mesmo em finais de semana.
Moringa Mantiqueira é o primeiro texto por se tratar do mais novo local de boa gastronomia na estância, onde o ato de se alimentar se alia ao que se tem de melhor em produtos frescos, regionais e com preparações que surpreendem até mesmo quem trabalha com a gastronomia como eu.
O restaurante Moringa Mantiqueira é encabeçado por três ótimos e jovens Chefs de cozinha, ousados, professores desta arte à saber: Vitor Rabelo, o Chef que toca o restaurante no seu dia-a-dia, Vitor Pompeu e Anderson Cesar, este último do também excelente Dona Chica que mais tarde será motivo de um texto próprio.
No restaurante Moringa Mantiqueira, como já escrevi, os produtos utilizados em quase sua totalidade são da Serra da Mantiqueira, por exemplo: queijos, embutidos, azeites, bebidas, frutas, mel etc. Além da gastronomia, o frequentador também pode comprar diversos produtos da mercearia, assim como participar de cursos e expedições conduzidas pela região.
Na visita o Chef Vitor Rabelo explicou o porquê do nome Moringa e claro o Mantiqueira, e sugeriu dois pratos principais e duas sobremesas, além de mandar para a mesa um tira gosto para mim inusitado e delicioso: jiló recheado com linguiça, empanado na farinha de torresmo-espetacular- e servido com molho de mostarda da Mantiqueira, quer saber? Um luxo total!
O vinho escolhido, claro que da região, foi o bom Syrah Baú 9.4 de São Bento do Sapucaí, pertinho de Campos que harmonizou bem com os dois pratos pedidos que foram um Bife de Chorizo serenado com açúcar mascavo dos coqueiros, creme de mandioca e brócolis e um Jarret de leitão Del Vêneto com angu mole de milho crioulo, banana grelhada e couve refogada ou assustada, como dizem os mineiros.
O vinho pelo frutado elegante e com acidez marcada fez as honras dos pratos que além de lindamente apresentados, estavam de se comer de joelhos. As sobremesas, um delas, um creme brulé de doce de leite, e a outra, um dos mais belos pratos que já vis, além de muito saboroso: Frutas vermelhas com coalhada da casa, favos de mel e farofinha de rapadura; como se diz de se revirar os “zóinhos”!
A combinação do ácido do lácteo da coalhada com o acido-frutado das frutas vermelhas acompanhado dos favos de mel e da farofinha é digo de se provar mais de uma vez, o que farei em breve, creiam-me.
Um cafezinho para fechar a conta e já restando a saudade desta descoberta maravilhosa na cidade turística encantadora no inverno, convidando para o retorno fora de temporada, nas outras estações do ano, e nada mais escrevo, pois tudo o que eu procurar transmitir em textos, será pálido perto do real, e convoco que os leitores vão conhecer o Moringa Mantiqueira.
Endereço: Av. Emílio Ribas, 478 – Capivari, Campos do Jordão – SP, Telefone: (12) 99641-2787.
Reservas: thefork.com.br
Cozinha da Montanha
https://cozinhadamontanha.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão