Meninas e meninos,
A Sangria, um coquetel com vinho, em geral tinto, nasceu na Espanha, mais especificamente na Andaluzia. Há inúmeras maneiras de preparar uma Sangria, mas todas levam basicamente frutas picadas, o vinho, gelo, água gaseificada ou refrigerante e açúcar.
A Sangria é uma maneira até didática, se olharmos pelo lado da introdução do saudável hábito de se degustar vinhos. Pessoas que ainda não são fãs dos vinhos têm neste coquetel, um jeito de irem se acostumando com o sabor deste fermentado de uvas. Refrescante e fácil, a Sangria é muito leve, pois o álcool do vinho, que já não é tão elevado, fica bem diluído.
Só para ilustrar, uma enorme quantidade de descendentes de europeus começou a entender o vinho como alimento, quando ainda crianças. Seus avós diluíam o vinho com água, colocavam açúcar e davam de beber. Para uma Sangria, portanto, só faltavam as frutas picadas!
A Sangria é perfeita para os dias mais quentes. No Brasil, dias quentes os temos o ano todo, e principalmente nos estados das regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste, o Outono, mais seco e quente, é ótimo para este coquetel.
Para harmonizar gastronomias com Sangria, a diversão é perfeita, visto que ela acompanha bem variados pratos, desde os mais leves até os mais pesados. Tudo vai depender do gosto pessoal, e dos ingredientes utilizados.
Receita com especiarias também as temos, com licores, normalmente os de laranja, e algum destilado, de preferência os da uva.
Seguem duas receitas bem interessantes.
Ingredientes:
2 maçãs picadas
1 abacaxi
2 pêssegos
700 gramas de uva Itália sem sementes (cacho grande)
1/2 copo de suco de laranja natural
1 garrafa de vinho tinto
5 unidades de cravo-da-índia
2 paus de canela
1 lata de soda
1/4 xícara (chá) de licor de laranja Açúcar refinado a gosto
Cubo de gelo picado a gosto
Receita da foto que e do Olive Garden
Ingredientes-rendimento 1 Jarra 800ml:
1 maçã vermelha
1 maçã verde
4 unidades de morango
1/4 abacaxi
1 laranja pera
150 ml de conhaque
120 ml licor curaçau
100 ml de xarope de açúcar (mel, glucose de milho)
500 ml de vinho tinto seco
O modo de preparar é sempre igual.
Cortar as frutas em pedaços médios e reservar. Em uma jarra, misture o xarope, licor e o conhaque e na sequência, adicione as frutas e deixe descansar por alguns minutos.
Coloque gelo até a metade da jarra e complete o recipiente com vinho tinto. Mexa com uma colher longa até que as frutas se espalhem. Para finalizar, decore com uma rodela de laranja ou com um morango e sirva ainda gelado.
Só não vale colocar um vinho ruim, mal elaborado!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão