Meninas e meninos,
O PSVA-Programa de Sustentabilidade Vinhos do Alentejo foi lançado em 2015. O objetivo do programa foi apoiar e estimular melhorias nos setores ambientais e sociais, e no desempenho econômico das vinícolas. O PSVA tem um selo de conformidade o Selo de Produção Sustentável dos Vinhos do Alentejo.
Primeiros vinhos de produção sustentável de Portugal chegam ao Brasil.
Os primeiros rótulos resultantes do PSVA acabam de chegar ao mercado brasileiro: Coelheiros Branco 2018 e Herdade dos Grous 2018. Estes primeiros rótulos já são o resultado da implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo .
Em uma coletiva de imprensa patrocinada pela Exponor Brasil, representada pelo amigo Domingos Meirelles, nós jornalistas especializados fomos informados do PSVA e do respectivo selo. Selo de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.
O Alentejo é um dos locais mais apreciados de Portugal, especialmente por seus vinhos ricos, exuberantes, de bom corpo e bastante aveludados. A partir de agora, graças a uma iniciativa inédita no país, o Alentejo também será reconhecido por suas práticas sustentáveis na elaboração de vinhos.
O Sr Francisco Mateus é o presidente da CVRA . Já o João Barroso, idealizador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, apresentou detalhes do projeto. Os representantes das vinícolas comentaram sobre seus vinhos e sobre o PSVA.
“Criamos um mecanismo regional que adota as melhores práticas desde a produção da uva até a distribuição do vinho engarrafado, com cada etapa deste processo, todos os agentes e fatores envolvidos sendo olhados de forma mais sustentável”, explicou João Barroso, coordenador do programa.
A adesão ao programa ainda é voluntária num primeiro momento
A adesão é voluntária e gratuita, e as vinícolas que integram o PSVA têm à disposição ferramentas e profissionais para os auxiliarem. Esta ajuda acontece desde a avaliação de caminhos para desenvolverem suas atividades na produção de uvas. Na elaboração de vinhos de qualidade. Ainda no escopo, pensar no negócio de maneira economicamente viável, preservar o meio ambiente e melhorar as relações com os colaboradores e vizinhos.
“O Alentejo é a única região de Portugal que conta com essa certificação. A iniciativa nos coloca ao lado de outros países que já implementaram seus programas de sustentabilidade, e reforça o posicionamento pioneiro do Alentejo em importantes demandas mundiais”, resume João Barroso.
O Programa de Sustentabilidade Vinhos do Alentejo começou com 94 membros e atualmente conta com 446 integrantes, representando aproximadamente 41% da área plantada na região. Entre as principais medidas adotas estão a aplicação de técnicas naturais de conservação e aumento da fertilidade do solo, redução substancial do uso de pesticidas, auditorias de energia, gestão dos resíduos e economia de água, além da valorização, do engajamento e do cuidado com colaboradores e a comunidade.
Parabéns pela iniciativa, Vinhos do Alentejo. Novamente vemos Portugal saindo na frente e conquistando admiradores pelo trabalho e pelos ótimos vinhos. Vinhos do Alentejo .
PSVA- Programa de Sustentabilidade Vinhos do Alentejo
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão