Meninas e meninos,
Comemorando a Semana Nacional da Geórgia com Shilda Winery. Para melhor nos situarmos, o país está estrategicamente situada onde a Europa e a Ásia se encontram. Temos a Cordilheira do Cáucaso por um lado e o mar Negro de outro.
Vestígios de sementes de uvas e vasos com ácido tartárico foram descobertos em Tbilisi, sua capital , vestígios estes datados de muitos séculos antes da era cristã.
Um pouco mais sobre a Geórgia
Com pouco mais de 3.700.000 habitantes, este pequeno país herdou uma ancestral e particular cultura. Reconhecido mundialmente por sua tradição de hospitalidade e culinária, há registros sobre a existência desta nação há mais de 4000 anos. A unificação do Reino da Geórgia se deu no ano 1008 e a declaração da República Democrática da Geórgia em 26 de maio de 1918, quando se comemora sua data nacional.
Passou por ocupação do Império Russo e após um breve período de autonomia sofreu a invasão do Exército Vermelho da União Soviética em 1921. Seu povo nunca se curvou ante o invasor e recuperou sua independência em 1991. É uma nação que se orgulha de ter um alfabeto próprio e único, introduzido no século V Ac. Foi também um dos primeiros países a adotar o Cristianismo como religião de Estado, isto no século IV.
Por muitos séculos tem sido o lar de pessoas de diferentes culturas, etnias e crenças. O lema oficial do país é “A força está na união”. O vinho e a Geórgia, possuem uma história de amor que atravessa séculos. O embaixador georgiano no Brasil, David Solomonia cita a frase “em nossas veias corre vinho”.
A Geórgia é a terra onde os vinhos têm sido feitos há mais de 8000 anos. Em nenhum lugar do mundo há indícios de produção desta bebida a mais tempo do que lá. É fascinante saber que vestígios das grandes ânforas de barro conhecidas como Qvevri, que até hoje são utilizadas para a elaboração de vinhos na Geórgia. Método que hoje se multiplica entre enólogos de todo o mundo, elaborando o que chamamos vinhos laranja.
Há descobertas de fragmentos de ânforas com resíduos de vinhos ao se investigar o período Neolítico em sítios locais. A tradição georgiana de elaborar vinhos nos Qvevris foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Intangível Cultural da Humanidade.
Mas vamos aos vinhos da Shilda Winery.
A Wine Body , uma loja de vinhos e wine bar, dentre outros produtos, tem em sua adega os vinhos da Shilda Winery que comentarei. Degustei três deles, um rosé, um laranja-fermentado em ânfora, ou de talha – e um tinto.
Rustaveli Saperavi Rosé 2019.
Cor bem rosa. Uvas Saperavi com aromas muito frutados, lembrando cerejas, e especiarias doces. Em boca confirma o frutado, as especiarias doces, é equilibrado em acidez e álcool na casa dos 13%. Atenção, para beber no máximo na temperatura de 12°C, pois acima, o álcool se destaca ante a delicadeza em boca.
Vinho que em minha opinião é bem ao gosto do brasileiro. Fácil de harmonizar com gastronomias com entradinhas de frutos do mar, queijos mais ácidos como o de cabra. Saladas com croutons e folhas, aves etc…
Rustaveli Rkatsiteli Qvevri 2018.
Cor âmbar ou alaranjada. As uvas Rktsiteli dão uma nota de mineralidade, ajudada pela fermentação em ânforas de terracota enterradas, as Qvevri. Olfato lembra certo terroso, mineral, um cítrico amargo, tal qual sidra, lima da pérsia.
Em boca confirma o frutado cítrico da sidra em compota, sutil fruta seca como nozes. Equilibrado em álcool 13%, acidez ótima e taninos gostosos e leves sentidos ao final de boca. Gostei muito, mas é vinho para iniciados, os neófitos poderão estranhar. Harmonizará bem com frutas secas, damascos, queijos de massa mole, aves, e quem sabe com porco, carne branca, devido ao tanino suave.
Tbilisi Tinto 2019.
Cor bem Rubi violáceo, marcando a taça. Uvas Saperavi dão notas de frutas de bosque negras como amoras e blueberrys, também ameixas e especiarias. Em boca confirma o frutado e as especiarias. Equilibrado em álcool 12,5%, acidez e com taninos ainda jovens, presentes, mas bons. Corpo de médio para mais, tem facilidade nas harmonizações. Carnes vermelhas em geral, cordeiro ensopado, queijos mais curados.
Vocês encontra os vinhos da Shilda Winery e muitos outros na
Wine Body com a Ana de Andrade 11 9 9963-3898
11 2359-8871
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão