Meninas e meninos,
Quinta da Neve e seus vinhos de altitude foram degustados em descontraída reunião enófila. Já conhecia faz muito tempo os belos vinhos desta vinícola de São Joaquim-SC, mais precisamente em Lomba Seca, Serra Catarinense.
Lá pelos idos de 2005 conheci os vinhos da vinícola Quinta da Neve , em especial seu Pinot Noir, desde esta época, muito festejado. Passaram-se anos, prêmios na extinta ExpoVinis, sociedades, e agora, volta a mostrar-se, para nossa alegria.
Sem saudosismo, lembro bem de seus rótulos antigos de quando a ACAVITIS se formou, agora estão renovados graficamente. O sempre ótimo Pinot Noir era assim,
e hoje é assim
A Vinícola Quinta da Neve produz hoje ao redor das 100 mil garrafas de 10 rótulos, em 15 ha plantados, ou seja, uma verdadeira vinícola boutique. Na degustação no ótimo Marialva Cozinha Portuguesa, a degustação se deu com amigos, e com o representante da vinícola em São Paulo, Dr. Frederico, um médico ortopedista neo-enófilo.
Os vinhos degustados se mostraram muito interessantes, corretos, equilibrados e com ótimo frescor, já esperado, para quem conhecia os vinhos da Quinta da Neve, como eu, e fiquei surpreso com algumas das variedades, que se conhecia de antes, já não me lembrava;
Os vinhos degustados.
1-Quinta da Neve Rosa da Neve, um fresco e gostoso espumante brut rosé de Sangiovese e Pinot Noir com comportados 11,5% de álcool. Cor bem clarinha. Bom perlage e mousse, floral e frutado no olfato, que se confirmam em boca. Surgem frutas secas no palato em final de boca. Ótimo para frutos do mar e polvo elaborado com páprica.
2-Quinta da Neve Alvarinho 2021, cor amarelo palha, olfato com floral exuberante, muito tentador. Com o tempo o frutado cítrico vai surgindo lembrando limão Siciliano, e também fruta branca, com a pera se destacando e o pêssego branco, aqueles que fazem o famoso coquetel Belini. Em boca os cítricos, a pera e o pêssego estão lá em sintonia. Equilibrado em dulçor, álcool em 14% e acidez, tornando este vinho meu segundo preferido do painel.
3-Quinta da Neve Sauvignon Blanc 2021, cor mais verdeal que o anterior, olfato bem frutado com cítricos, a presença do vegetal, característico é bem sutil, diferenciando esta Sauvignon Blanc. Fresco, equilibrado em dulçor, álcool em 14% que não se sente, bom vinho para harmonizações variadas.
4- Quinta da Neve Pinot Noir 2020, um ótimo vinhos, confirmando minhas expectativas. Cor rubi bem brilhante, olfato muito frutado, mostrando as frutas vermelhas de bosque.
Surge um toque tostado, especiarias picante, talvez pimenta branca e um floral. Também com o tempo em taça aparece sutil carne-sanguíneo-. Em boca confirma o olfato, principalmente no frutado e tostado, com chocolate amargo.
Equilibrado em taninos ótimos, acidez muito presente e álcool em 13%, fazem deste vinho o companheiro ideal para carnes em variadas cocções, peixes mais leves e assados, e queijos maturados e mais picantes. Meu preferido do painel!
5-Quinta da Neve Touriga Nacional Lote I 2020. Cor rubi violáceo, brilhante. Olfato com frutas vermelhas e negras, especiarias doces e picantes. O floral demora um pouco para aparecer, mas está presente, e o tostado também. No palato, o olfato se confirma por completo, longo e generoso, boa acidez, taninos muito bons, álcool em 14,2% bem integrado. Ótimo para gastronomias variadas, queijos mais curtidos, embutidos.
Parabéns Vinícola Quinta da Neve
11 9 7390-7314
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão