Meninas e meninos,
Íride Sur Lie Nature 2011 com 10 anos em garrafa, e com rótulo de metal premiado, selo DOVV e parcela limitada, chega ao mercado em sua segunda edição. Um espumante que permaneceu uma década nas caves da vinícola Miolo.
Este Íride Sur Lie Nature nasceu em 2011, mas só agora, 10 anos depois chega ao mercado. O Miolo Íride Sur Lie Nature é a personificação da história da marca, que mesmo jovem, carrega consigo a maturidade que somente grandes obras alcançam.
Da matéria prima, passando pelo processo de elaboração, até à embalagem, o caminho é longo, exige exclusividade em cada detalhe, além de muita paciência para desfrutar do resultado, uma experiência que merece cada gole. O espumante está sendo comercializado em uma caixa de madeira personalizada com três unidades.
Conheci e degustei o Íride Sur Lie Nature , primeiro lote foi da Safra 2009 foi lançado em 2019 em comemoração aos 30 anos da vinícola. Este lançamento ocorreu na Provino daquele ano, apresentado em primeira mão aos jornalistas pelo enólogo Adriano Miolo.
Tudo começa nos Vinhedos Santa Lúcia e São Gabriel, ambos na propriedade da Miolo no Vale dos Vinhedos. É deles que nascem as uvas Pinot Noir (75%) e Chardonnay (25%), cultivadas em espaldeira com todo cuidado e tecnologia necessários. Estas ações são para se alcançar a qualidade desejada, capaz de gerar um espumante com a identidade Vale dos Vinhedos estampada no selo de Denominação de Origem.
A complexidade e elegância do espumante evoluíram com o passar dos anos e somente depois de uma década envelhecendo nas caves subterrâneas da vinícola, o Íride Sur Lie Nature deixa seu habitat.
Objeto de desejo para colecionadores e apreciadores, o Íride Sur Lie Nature esbanja luxo e exclusividade. Com excelente cremosidade, tem acidez equilibrada, retro-gosto agradável e final de boca persistente. Límpido, tem coloração amarelo com tons dourados e perlage fina. Seus aromas finos lembram frutas secas, brioche, mel e tostados, típicos do envelhecimento prolongado. Gastronômico, acompanha perfeitamente ostras, queijos maturados, salmão defumado, carpaccios, massas e risotos.
Sua temperatura ideal é de 6 a 8 graus. O Íride é um dos espumantes que está na degustação do roteiro DOVV Espumantes, realizada na torre da Miolo há 45 metros de altura com vista de 360° do Vale dos Vinhedos.
Adriano Miolo, enólogo e diretor superintendente da vinícola, foi buscar nas memórias da infância o nome ideal para engarrafar a história da família. Íride, sua nona, sonhava em um dia ver a marca Miolo estampada em rótulos apreciados no mundo inteiro.
Mal ela sabia que isso estava longe de ser um devaneio. “Imprimir o nome da nona Íride em nosso espumante mais sublime é uma singela e justa homenagem. Com isso, estamos eternizando sua força. Esposa de imigrante, muito jovem tornou-se viúva e soube levar adiante o legado da família com muita bravura e determinação”, ressalta.
O Miolo Íride Sur Lie Nature recebeu o Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2020, da The Packaging Academy, a maior distinção de embalagem do Brasil. Vegano, o espumante já coleciona, entre outros prêmios, o de Gran Ouro no 11º Concurso do Espumante Brasileiro, maior competição de rótulos nacionais organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).
Fotos minhas e divulgação
Miolo www.miolo.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão