Meninas e meninos,
Vinho Verde Wine Fest Brasil 2018 a festa dos Vinhos Verdes no Brasil foi um show, tanto na organização, quanto na qualidade dos vinhos apresentados desta rica região portuguesa.
Alfredo Rente, meu amigo há mais de 20 anos, e um grande incentivador dos vinhos de sua querida Portugal, organizou estes dois grandes eventos com vinho portugueses. Primeiro trouxe 7° VINHO & SABORES DE PORTUGAL, com mais de 40 expositores de vinhos, azeites, queijos e embutidos, com degustações, masterclass sobre diversas regiões de Portugal, uma aula show com o estrelado chef português Hélio Loureiro e muita música para animar os convidados percorrendo algumas cidades brasileiras.
Depois, ao findar do mês de Novembro, um verdadeiro show de cultura enogastronomica com o VINHO VERDE WINE FEST BRASIL 2018, com edições em algumas capitais do país, onde a oportunidade para os convidados aprenderem sobre esta região compromisso com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes-CVRVV.
Nesta última mostra, Vinho Verde Wine Fest Brasil 2018, tive a honra de participar de um almoço promovido pela organização com vinhos verdes especiais e com a gastronomia do Chef Renato Cunha do Ferrugem de Portugal
Neste almoço do Vinho Verde Wine Fest Brasil 2018, as iguarias estavam soberbas, mas o simples é sempre o mais difícil, e o prato de resistência na verdade foi um acompanhamento incrível para o bacalhau confitado em azeite extra virgem, puré de batatas e colágeno de bacalhau e vegetais.
Sim, o puré de batatas usando o colágeno do bacalhau para emulsificá-lo, foi surpreendente, em textura, sabor, aromas, e casou perfeitamente com o bacalhau, obra do Chef Renato Cunha.
Neste almoço do Vinho Verde Wine Fest Brasil 2018, primeiramente um entrada nomeada Saudação do Chef que constou de sardinha e cebolas de diversos tipos em diversas preparações, o vinho o delicioso Covela Edição Nacional Avesso 2016, que por ser bem mineral e aromático foi uma ótima opção.
Depois o 1º Momento o bacalhau e o puré foram harmonizados com o vinho verde Quinta da Calçada Reserva 2015, muito floral e frutado, untuoso e algo de cereal no olfato que ajudou muito o prato.

Bacalhau confitado em azeite com pure de batatas em colágeno e vegetais
2º Momento um maravilhoso arroz de pato cremoso com o vinho verde também maravilhoso e que é muito conhecido dos brasileiros, o Soalheiro Alvarinho 2011, que mostrou toda a pujança desta casta da região dos Vinhos Verdes, e que sabe envelhecer muito bem.

Arroz de pato cremoso
3º Momento Sopa de hortelã e frutas, prato muito delicado e ideal para dias mais quentes, por sua leveza e frescor.
Os Vinhos Verdes apareciam na mesa dos convidados, que contou com a presença do Tomás Gonçalves o manager da CVRVV, para entradas e esquenta o Quinta D’Amares Loureiro 2017 e o S. Caetano Arinto 2017, duas das castas mais tradicionais dos Vinhos Verdes.
Bom, ficar falando dos Vinhos Verdes renderia muitos textos; da amizade que sinto pelo Alfredo, bem, como disse, faz muitos anos e sempre me alegro ao vê-lo no Brasil, e até me lembro de uma das Expovinis que nos encontramos onde me procurou para mostra o que reputo um dos melhores espumantes de Portugal o Terras do Demo, da região do Dão, lembra-se disso Alfredo?
Para lembrar um pouco dos Vinhos Verdes no site veja aqui – Aqui
O Vinho Verde Wine Fest é um evento itinerante que acontece em Portugal, Estados Unidos e Brasil, com objetivo de promover as novas colheitas e o portfólio mais de 100 Vinhos Verdes portugueses, entre Alvarinhos, monocastas, brancos, rosés, tintos e espumantes. O que se pretende é ampliar as experiências vínicas junto do consumidor, reunindo enólogos, produtores e oradores convidados para abordagens descontraídas à versatilidade dos Vinhos Verdes.
A assessoria dos Vinhos Verde quem faz é a Carol Orantes
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão