Meninas e meninos,
Vinhos Novo Chile apresenta a Trapi del Bueno em transmissão online. Vinhos Novo Chile não é apenas mais uma importadora e distribuidora, é um conceito em vinhos e vinícolas. Interessante observar o enunciado, que pertence ao MOVI-Movimiento de Viñateros Independientes- mas David Giacomini sempre cita: “Vinhos elaborados em escala humana”, este é o espirito da Vinhos Novo Chile.
“O Brasil é apaixonado pelo vinho chileno, mas pouco conhece os apaixonantes rótulos elaborados em escala humana”, comenta David Giacomini, curador do evento e único brasileiro entre os produtores da Vinhos Novo Chile. Apesar do país responder por 46% do total das importações brasileiras da bebida, menos de 0,5% são de vinícolas independentes.
Giacomini, além do responsável pela Vinhos Novo Chile, também é vinhateiro no Chile, onde elabora os vinhos La Recova. “Queremos apresentar a nova cara da vitivinicultura do país. Temos brancos, rosés, tintos e espumantes de altíssima qualidade e que, verdadeiramente, refletem não somente a territorialidade de suas áreas produtivas, mas o que de melhor se pode fazer no Chile hoje”, complementa Giacomini.
Pequenos produtores de vinícolas seletas e que se incluam no objetivo da Vinhos Novo Chile, fazem parte do catálogo, tais como Alchemy, BO Wines, Erasmo, Laura Hartwig, La Recova, OWM, Trapi e Villalobos.
Muitas destas vinícolas recebem premiações das mais prestigiadas publicações, dos mais importantes concursos e dos mais representativos críticos mundiais de vinhos. Um exemplo destes críticos reconhecidos é o que escreveu Jancis Robinson “Os velhos estilos, as antigas denominações e os produtores conhecidos até agora estão sendo desafiados por uma nova geração.
Degustação-Trapi del Bueno Pinot Noir 2017
Uvas Pinot Noir colidas manualmente e com grãos selecionados provenientes da região fria ao sul do Chile em La Uníón. Os solos possuem ótima drenagem, o que facilita muito pois a precipitação pluviométrica é grande. Solos vulcânicos transferem mineralidade e profundicade aos vinhos.
Fermentação
A fermentação alcoólica se dá por leveduras indígenas, ficando em maceração por 21 dias. A madeira utilizada para amadurecimento por 12 meses, é o Carvalho francés, e o vinho é engarrafado sem filtrar.
Visual
A cor no visual é bem tipica dos vinhos Pinot Noir, um rubi claro. A pesar de não filtrado, não é turvo, ao menos o vino da garrafa que recebi.
Olfato
No olfato as frutas vermelhas de bosque, aquelas mais azedinhas, mais ácidas. As especiarias surgem com o esquentar do vinho em taça, notas de embutidos como a morcilla, e já se sente a mineralidade, algo como o grafite também.
Em boca
Em boca se confirmam o frutado e as especiaciarias, algo picantes, algo doces. Longo, ótimo equilibrio entre o frescor, açúcares e álcool na casa dos 12%. Ótimo vinho para se beber solo, ou acompanhado de gastronomías variadas.
Harmonizações
Morcillas, embutidos, carnes de caça , tanto de penas como de pelos. O pato, e até quem sabe um cordeiro patagónico. Vinho que é instigante, gostoso e pede mais um gole!
Para adquirir os produtos da Vinhos Novo Chile, entrar no site Para acompanhar a programação completa e conhecer o trabalho destas pequenas vinícolas, acesse e o perfil de instagram @novochile.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão