Meninas e meninos,
Visitei novamente a Orfeu Cafés Especiais vejam também aqui e continuarei a ir sempre que for convidado. Nas vistas às fazendas da Orfeu Cafés Especiais sempre aprendo a cada retorno, como um filme, que vemos várias vezes e cada uma há um lance novo sendo descoberto.
Com diz o lema da Orfeu: “Os melhores cafés do Brasil para os brasileiros”.
Desta vez vi de perto a colheita sendo feita, o abano do café, e uma prova de cafés entre dois possíveis, onde um era especial e outro “comum”. Mas claro que errei, pois não é fácil distinguir e separar o olfato e paladar conceitualmente errados que aprendemos.
A paisagem belíssima. A visão do Jequitibá Rosa milenar de 40 metros de altura e 11 de diâmetro, símbolo da Orfeu. A maravilha de ver a plantação exuberante, pois os pés de café cheios de frutos em variados pontos de maturação e incluindo-se alguns ainda na florada não tem preço.
Aprendi também porque a Orfeu surgiu com a meta de colher os melhores lotes de cada safra. Que o café para ser chamado especial tem que ter uma pontuação acima dos 80 pontos de acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association). A Orfeu Cafés Especiais só trabalha, como o nome diz, com cafés especiais, e é o café brasileiro mais premiado do mundo.
Conversando com o José Renato, responsável pela Orfeu, soube que nas fazendas se trabalha com mais de vinte variedades, classificadas por: Qualidade, resistência e produtividade. As fazendas colhem os cafés em microlotes nos 160 talhões trabalhados.
Trabalham também com suínos, aproveitando seus dejetos para enriquecer de adubo orgânico as lavouras, e com oliveiras produzindo azeite de olivas .
Voltando ao Orfeu Cafés Especiais, a marca carrega em sua história a conquista de ser o café brasileiro mais premiado no Cup of Excellence, a mais prestigiada competição de cafés especiais. Além disso, diversos prêmios como Coffee of the Year, e o mais recente Aroma BSCA 2017.
Para isso, os blends são compostos pelos melhores grãos de cada colheita e passam por um rigoroso processo de seleção e torra, fazendo com que a qualidade seja percebida imediatamente no aroma e no paladar.
Orfeu é cultivado nas altas montanhas do Sul de Minas e Mogiana, à sombra de um Jequitibá de 1.500 anos(Fazenda Sertãozinho), por profissionais apaixonados que vivem o café todos os dias.
Usando alta tecnologia, tudo é feito com muito cuidado para que os amantes da bebida degustem um dos melhores cafés do mundo. Orfeu Café Especiais é plantado, colhido, torrado e embalado dentro de suas próprias fazendas, o que mantém seu frescor até o momento de ser degustado.
A marca apresenta 5 blends na linha permanente: Intenso, Clássico, Suave, Descafeinado e Orgânico e está disponível nas versões Grãos, Torrado & Moído, Cápsulas e Sachês.
As cápsulas de Orfeu, compatíveis com máquinas Nespresso®, são biodegradáveis e compostáveis e podem se tornar adubo em até quatro meses quando destinadas ao tratamento de lixo orgânico.
Estas cápsulas são as primeiras no Brasil a receberem o Rótulo Ecológico ABNT – o único programa de rotulagem ambiental brasileiro aprovado pelo Global Ecolabelling Network (GEN), que garante que o produto certificado é a melhor opção para o meio ambiente, em comparação a produtos similares da mesma categoria.
Viram por que adoro esta marca de café?
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão