Meninas e meninos,
O Wine And Food Tasting Calábria, ou Sabores da Terra da Calábria, ocorreu na semana passada no Círculo Italiano, no emblemático Edifício Itália, onde pudemos conhecer 12 empresas da região.
Queijos, azeites, temperos, patés, conservas, embutidos, vinhos e bebidas fortificadas estiverem presentes e mostraram alguns dos produtos feitos na Calábria e que têm intenção de aqui, no Brasil, começarem uma comercialização. O evento foi uma promoção da Câmera Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio, Italcam. Onde jornalistas e convidados de muitos matizes puderam conhecer mais alguns dos produtos.
Uma linha que muito me agradou de ponta a ponta foi a que o Nicola Falsirollo da Food It está trazendo e em breve estrará na Brasil. A linha tem produtos conhecidos dos apreciadores como Grappa, Sambuca, Amaretto, Limoncello muito bons e de excepcional qualidade.
Para que não restem dúvidas, a Grappa, ou como os nossos amigos do sul a chamas, Graspa, é um destilado dos bagaços das uvas utilizadas na vinificação, e existe desde a idade média. Outras denominações para esta bebida são a Bagaceira em Portugal, e o Orujo em Espanha.
O Sambuca é um licor que leva anis em sua composição, o Amaretto vem das amêndoas, também em forma de licor, e por sua vez o Limoncello, talvez o mais conhecido dentre os consumidores, é um licor de limões Sicilianos.
Falta falar do Vecchio Amaro Del Capo, uma infusão de 29 ervas, florais, frutas e raízes segundo o Nicola, com receita guardada em segredo, e que deve ser servido super gelado, ao redor dos -20ºC.
Outra gama de produtos que chama a atenção são os queijos da Fattoria Della Piana, que havia filas para serem provados no Wine And Food Tasting Calábria.
Para maiores informações, a Bruna Galvão [email protected] , diretora da Agência Cerne de Comunicação, poderá fornecer como contatos e nomes para aqueles que tiverem interesse em importar os produtos.
PS: Eu adoro cafés, e um café correto com Sambuca é divino!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão