Meninas e meninos,
Le Donne Famiglia Veadrigo e a buchada de bode foi uma aventura enogastronômica sensacional que nós, da Confraria Taninos no Tucupi realizamos no ótimo Restaurante Tordesilhas , mas antes, vou escrever sobre o Le Donne e os vinhos da Famiglia Veadrigo , vinícola familiar brasileira em Flores da Cunha-Serra Gaúcha-RS.
Conheci a enóloga, a Fabiane Veadrigo recentemente, no evento Brasil na Taça, e gostei dos vinhos que degustei; um Sangiovese e o espumante Le Donne. O Le Donne tinto, um corte de 70% Merlot e 30% Tannat, degustei justamente na confraria Taninos no Tucupi.
O tinto que degustei da vinícola foi o Sangiovesi, que se mostrou bem frutado, as frutas vermelhas mais acídulas se destacando. Alguma especiaria também aparece. Em boca, confirma o frutado e as especiarias, acidez muito boa, equilibrado em taninos e álcool na casa dos 13%.
O Le Donne espumante brut, método tradicional e corte idem de Chardonnay e Pinot Noir com 10 meses em autólise. É bem frutado levando aos cítricos, algum floral, equilibrado, ótimo frescor, uma ótima pedida para as festas de final de ano.
Na confraria todos os vinhos são degustados às cegas com o objetivo, desta vez bem difícil, de harmoniza-los, como de costume, com gastronomia regional brasileira, que na ocasião foi a Buchada de Bode da Chef Juci Melo.
O vinho Le Donne, corte das uvas Merlot e Tannat, com preponderância da primeira, se apresentou muito frutado no olfato. Frutas vermelhas maduras e negras, um toque sutil de figo confitado. Em boca muito boa acidez, taninos bem redondos, o frutado negro se confirma e surgem especiarias picantes e o chocolate. Tem passagem breve por madeira de primeiro uso.
A linha Le Donne é uma homenagem às mulheres da família. Quatro gerações que representam o empreendedorismo e a força feminina. “Nossa família tem a mulher como presença forte desde a bisavó Maria, que deu sequência à vinícola após muito jovem ficar viúva. Somos mulheres de personalidade, batalhadoras e homenageamos não apenas nossa família, mas todas as mulheres. Vinhos potentes para mulheres fortes”, valoriza a enóloga e agrônoma Fabiane Veadrigo. “É uma proposta diferente da nossa produção até então de vinhos mais jovens e frutados. A linha ‘Le Donne’ chega com uma evolução muito nítida da vinícola”, complementa Fabiane
Quando resolvi levar o Le Donne Merlot/Tannat para a harmonização, pensei no que eu conhecia de buchada de bode e comparei com a feijoada, claro, sem os feijões, mas com a variedade de texturas das carnes. Gosto desta gastronomia com Tannat, e o Le Donne tem esta uva no corte, além da Merlot, dando suavidade ao corte.
Acertei, pois foi o segundo vinho mais harmônico, perdendo apenas para um outro ótimo exemplar brasileiro da vinícola Don Laurindo, um corte com Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec e Ancellotta safra 2008. Outra vez o Tannat!
Parabéns Fabiane Veadrigo pelos vinhos, agora que mostrei seu vinho, aguarde pela procura!!!!
Famiglia Veadrigo em Flores da Cunha-RS
54 3292 3511
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão