Meninas e meninos,
WINES4U é uma importadora com foco nos vinhos de pequenos produtores artesanais, orgânicos, biodinâmicos ou naturais. Em uma degustação faz algum tempo, mostrou alguns destes vinhos onde muitos são literalmente surpreendentes.
Antes, uma breve explicação, nunca é demais tentar esclarecer, sobre as diferenças destas terminologias e o que quer dizer cada uma destas orientações de vitivinicultura orgânica, biodinâmica e natural.
Começo pela terminologia que tende a ser mais óbvia, os Vinhos Naturais, pois ao menos na teoria e pela sua própria definição exarada pela OIV, todo o vinho é natural, vem das uvas fermentadas, mas só que não!
Em geral estes vinhos são aqueles em que o mosto fermenta espontaneamente, com as leveduras indígenas, que são naturais do ambiente e dos parreirais e estão nas cascas das uvas. Não utilizam leveduras criadas em laboratório, como é mais comum, e também não utilizam artifícios químicos durante o seu processo de elaboração, evitando até receber os sulfitos que são conservantes.
Já quando falamos em vinhos orgânicos estamos nos referindo ao cultivo na verdade, pois são aqueles vinificados com as uvas provenientes de vinhedos nos quais não são aplicados herbicidas, fungicidas, pesticidas ou fertilizantes.
Também os chamados vinhos orgânicos precisam seguir algumas regras na vinícola que deve ter toda a sua manipulação seguindo as técnicas orgânicas.
Para os vinhos biodinâmicos, temos quase que uma junção dos preceitos anteriores acrescido do conceito da antroposofia, que vem a ser uma vitivinicultura que segue e acredita na sinergia entre todo o cosmo que cerca o vinho, o homem, desde o vinhedo.
A filosofia de viticultura biodinâmica é baseada no trabalho do Rudolf Steiner e, sobretudo olha para o vinhedo como um sistema vivo e os produtores biodinâmicos guiam a colheita das uvas e os processos no vinhedo e na vinícola pelas fases da lua e usam os preparados biodinâmicos homeopáticos para todos os tratamentos no vinhedo.
Para saber um pouco mais de um post antigo, veja aqui
Isto posto, agora fica mais claro o que a WINES4U busca; são vinhos comprados diretamente de pequenos produtores, artesanais, orgânicos, biodinâmicos ou naturais, em geral ainda sem serem muito conhecidos do grande público enófilo ou não, mas com ótima qualidade.
Assim são os vinhos que desfilam no portfolio da WINES4U, que traz alguns destaques de algumas partes do mundo como os vinhos Mullineux & Leeu Family Wines- Swartland vindos da África do Sul; da França os vinhos do Domaine Christophe Pacalet- Beaujolais, que vem a ser sobrinho do famoso Marcel La Pierre só para citar um.
Da Austrália o Hoodles Creek Estate e os italianos que chegaram mais recentemente e motivo da degustação da WINES4U como Terraviva; Fattoria Moretto; CampiNuovi; Ampeleia; Azienda Agricola COS e muitos mais.
Foram 18 vinhos degustados muito interessantes todos, e destaco aqui os seguintes:
1- Nero di Lupo IGP 2015 – Azienda Agricola COS, um puro sangue Nero d’Avola. Como todos os COS que degustei fantástico, fruta, equilíbrio entre taninos, acidez e álcool.
2- Unlitro – Costa Toscana IGT 2016 – Ampeleia, simples e interessante como o nome do rótulo.
3- Anne Negroamaro Salento IGT 2016 – Azienda Agricola Biologica Natalino del Prete, gostei muito, vinho delicado vinificado com parreira antigas, equilibrado, fácil de beber.
4- Aglaea Terre Siciliane IGP 2014 – Tenuta di Aglaea um Nerello Mascalese sofisticado e ao mesmo tempo simples de se entender, muita fruta e a expressão mineral do solo vulcânica do Etna.
5- Messer Oto Aglianico del Vulture DOC 2012 – Cantine Madonna delle Grazie, vinho que descansa em inox por muitos meses e carrega o frescor e jovialidade, trazendo o equilíbrio desta passagem longa em descanso, talvez tenha sido o vinho dos que não conhecia que mais me agradou pelo conjunto, além de um rótulo moderno e curioso.
6- La Costa Dolcetto d’Alba DOC 2016 – Azienda Agricola Piero Benevelli, fantástico Dolcetto com um frutado exuberante, tostados e especiarias muito expressivas.
7- Montecucco Sangiovese DOC 2015 – CampiNuovi este Sangiovese in pureza que tenho a certeza agradará aos amantes dos vinhos desta uva do Chianti. Passa por algum tempo em madeira, mas se bem me lembro, madeira antiga que não mascara o frutado, apensa arredonda os taninos dando equilíbrio. Vinho com um mineral salino, iodo, muito interessante e bom mesmo!
A proposta da WINES4U agrada muito, vinhos e como diz o site: Vinhos que (ainda) não são famosos, mas de qualidade igual ou até superior à de vinhos famosos. Vinhos produzidos da maneira mais natural e orgânica possível na vinha e durante a vinificação. Vinhos à frente de uma revolução em qualidade e sustentabilidade!
Os vinhos da Wines4U podem ser adquiridos através do site da importadora ou em São Paulo no Jardim dos Vinhos Vivos, L’Adega, Enoteca Saint VinSaint, L’Osteria del Pettirosso, Capivara Bar, Esther Rooftop Sede 261, Galpão da Pizza, Futuro Refeitório e Clandestino, em São Paulo.
No Rio de Janeiro, no Aprazível, Lasai, Oteque, Formidable Bistrô, Zazá Bistrô e WineHouse Rio.
Wines4U
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão