Meninas e meninos,
30ª Avaliação Nacional de Vinhos terá uma pintura. A obra de Ivalino José Postal, ou simplesmente Postal, é alusiva à paixão com que artistas, enólogos e pintores, se expressam. Além disso, há também o lançamento do Livro ‘Avaliação Nacional de Vinhos – 30 Anos’.
Estas obras, a pintura de Postal e o livro, brindam a lembrança da vitoriosa trajetória da Avaliação Nacional de Vinhos-ANV , desde seu início em 1992, que neste ano completa 30 anos. Nessas 30 safras, a ANVmarcou pessoas, empresas, entidades, setores e momentos.
“São marcas que jamais serão apagadas”, ressalta o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. “Mais do que isso, são marcas que carregam toda força e representatividade do enólogo no processo de construção da imagem do vinho brasileiro, diante de sua atividade. Precisávamos fazer esta homenagem que, mais do que celebrar a própria Avaliação e os enólogos brasileiros, brinda uma trajetória de evolução qualitativa que colocou o Brasil no mapa mundial dos grandes produtores”, festeja Gasperin.
O vinho e o artista.
Ivalino José Postal, conhecido por todos apenas como Postal, aceitou o convite da ABE para viver esta experiência de representar com vinho sobre tela as marcas que a Avaliação Nacional de Vinhos deixou ao longo dessa trajetória de 30 anos.
Postal começou a se interessar pela arte aos cinco anos de idade, inspirado por livros de histórias clássicas. A ilustração era o que mais lhe chamava a atenção. Usava seu talento para fazer seus próprios brinquedos, seja de madeira, seja de ferro, e com tinta.
As bonecas da irmã eram feitas por ele, de papel. A falta de acesso nunca foi empecilho para dar cor e forma a sua imaginação. A pintura sempre prevaleceu o desenho. Com 11 anos de idade saiu do interior e foi morar na cidade. Mesmo trabalhando em outras áreas, nunca deixou o amor pela arte de lado. E no ano de 2000 montou seu atelier no Vale dos Vinhedos, onde permaneceu por 12 anos, e passou a viver totalmente da arte.
Postal sempre utilizou diversos elementos para suas criações. Suas esculturas são feitas em basalto, madeira, ferro e terracota, mas também faz pinturas com técnicas em aquarela, acrílico sobre tela, entalhe sobre MDF com envelhecimento com lápis de cera, ceras quentes e anelinas.
Vinho sobre tela já havia feito parte de seus trabalhos ainda com 15 anos de idade, quando estudava num Seminário. Sim, ele já pensou em ser padre. Suas obras, telas, murais, esculturas, estão espalhadas pelo Brasil e no exterior, Itália, Alemanha, Inglaterra e França.
A obra que faz parte da campanha da Avaliação deste ano foi feita com vinho da Safra 2022 e estará exposta no dia 5 de Novembro, durante o evento, quando será leiloada e o valor arrematado será doado pela ABE para a APAE Bento Gonçalves. Ele também estará no local pintando outra tela que ao final da Avaliação terá sua moldura assinada por todos os participantes do evento. A obra fará parte do acervo da entidade.
A fase de inscrições termina amanhã, 19 de Agosto. A etapa seguinte será a coleta das amostras, e em Setembro, os enólogos convidados degustarão as mesmas, às cegas, e elegerão as 30% mais representativas. As 16 amostras selecionadas dentre estas, como s mais representativas serão divulgadas no evento em 05 de Novembro.
Neste ano teremos 600 pessoas no presencial, e 250 kits serão degustados em outras localidades. O público deverá aguardar a abertura da venda dos ingressos e dos kits, que deverá ocorrer durante o mês de Setembro. A venda será através do site
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão