Meninas e meninos,
8º Tasting Wines of Chile hoje, logo mais à tarde, mostrará novamente a força deste país vitivinícola poderoso e recheado de inovações e experimentações na área vitivinícola. Não é sem fundamento que o Chile é líder na importação de vinhos no Brasil, com presença marcante nas prateleiras e no gosto dos enófilos, mostrando o potencial e as descobertas enológicas que vem posicionando seus vinhos dentre os mais conhecidos e pedidos.
O 8º Tasting Wines of Chile mostrará mais uma vez, com os exemplos e os motivos na taça do porque alcançou o lugar privilegiado dentre nós brasileiros com seus vinhos encantadores e muito diferentes, dependendo de qual região produtora venham e de qual orientação enológica sigam.
São vales, uvas, terroirs e tecnologias que, combinados, resultam em infinitas possibilidades e estas estão expressas nos números: o país lidera o ranking de vinhos importados há 16 anos e fechou 2017 detendo, em volume, mais de 45% do nosso mercado – mais do que o dobro do segundo colocado, com aumento de 18,2%. Em valor, o crescimento foi de 17,4% no ano passado, que representa uma fatia de mercado de 43,7%.
Vinhos desafiadores, diferenciados e de altíssima qualidade desembarcam por aqui e conquistam cada vez mais os consumidores. O desenvolvimento de tecnologias, de novos métodos e a geografia privilegiada permitiram a expansão do mapa do vinho no Chile, onde viticultores vanguardistas e visionários estão elaborando rótulos em terroires adversos, extremos e condições insólitas, como o Deserto do Atacama, além de empregarem técnicas modernas em vales tradicionais e promoverem o resgate de uvas antigas.
“Este ano reunimos uma comitiva de 37 das mais expressivas vinícolas do Chile para apresentar ao mercado as novas safras, novos rótulos e destaques que a nossa indústria produziu no último ano. É o resultado de muito investimento em pesquisa, estudo dos solos, novo manejo de vinhedos e uvas e desenvolvimento de tecnologias que reforçam o posicionamento de nossa indústria moderna e altamente competitiva”, explica Mario Pablo Silva, presidente da Wines of Chile.
“O Brasil é um dos nossos três mercados prioritários e em 2019 vamos ampliar a promoção dos vinhos chilenos para outras regiões do país”, antecipa Angelica Valenzuela, diretora comercial da associação. Vejam aqui sobre o Tasting Wines of Chile também aqui postagens mais antigas sobre os Tasting Wines of Chile.
A relação fantástica de bodegas que estrarão logo mais representadas com as 37 vinícolas que participam do 8º Tasting Wines of Chile em São Paulo são: Alto Quilipin, Apaltagua, Casas del Toqui, Chilean Wines Company, Cousiño Macul, Dos Almas, Encierra, J. A. Jofré Wines, Odfjell, Viña Bisquertt, Viña Carmen, Viña Casa Silva, Viña Casablanca, Viña Concha y Toro, Viña Cono Sur, Viña Echeverria, Viña El Principal, Viña Emiliana, Viña Gandolini, Viña Indómita, Viña La Rosa, Viña Las Niñas, Viña Leyda, Viña Montes, Viña Pérez Cruz, Viña Requingua, Viña San Esteban, Viña San José de Apalta, Viña San Pedro, Viña San Pedro Tarapacá, Viña Santa Rita, Viña Siegel, Viña Tres Palacios, Viña Valdivieso, Viña Ventisquero, Viñedos Marchigüe e Viñedos Veramonte.
A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.
Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com mais de 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão