Meninas e meninos,
Mais uma vez vou falar sobre este grupo de incríveis vinhateiros chilenos, e que estiveram no Brasil faz alguns meses, promovendo seus fantásticos vinhos, sua filosofia, e sua cultura vínica.
O MOVI- Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile nasceu em 01 de Junho de 2009 com12 membros fundadores, 12 amigos apaixonados por vinho e sua cultura, hoje já somam 32 vinícolas espalhadas do Vale do Huasco ao norte até o Vale de Itata ao sul, abrangendo mais de 1.000 quilômetros do território chileno.
O MOVI- Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile, como o próprio nome o diz, é um grupo de vinhateiros independentes, funcionando através de uma associação, e que possuem uma moderna visão e perspectiva sobre e dos vinhos chilenos.
Reúnem as personalidades e pensamentos sobre os vinhos de cada membro, e como um todo, tomam força no coletivo para que possam se expressar, onde produzindo vinhos com caráter e qualidade em escala humana, conseguem mostrar seu país, o Chile, na pureza e profundidade dos pequenos produtores.
A finalidade comum de todos os que pertencem ao MOVI, acima de qualquer coisa, é continuar a fazer seus vinhos com paixão, com qualidade, e preservando suas histórias próprias em um mundo onde a homogeneidade avança a passos largos, a diversidade e a personalidade serão o centro.
Cada vinícola membro dará seu próprio compromisso particular com a independência: em suas vinhas, em sua adega, e em suas alocações.
Juntos, estes associados: Acróbata, Alchemy, Armidita, Attilio and Mochi – Tunquen, Clos Andino, BOWines, Casa Bauzá, Erasmo – Caliboro Reserve, Corral Victoria, Flaherty, Garage Wine Co., Catrala, Garcia-Schwaderer, Gillmore, Instinto Wines, Kingston, Lagar de Bezana, Laura Hartwig, Meli, OC Wines, OWM Wines, Panquehue, Peumayen, Polkura, La Recova Wines, Rukumilla, Starry Night, Trabun,Trapi, 3 Monos, Villard Fine Wines, Von Siebenthal, e Vultur, apregoam o conceito moderno e jovem de MOVI NIGHT, que consiste, em contar suas histórias, de suas vinhas, mostra seus vinhos, tudo feito pelos próprios donos das vinícolas com muita música, boa comida e muita alegria, agregando os jovens e angariando-os para o conhecer dos vinhos.
MOVI NIGHT, evento de degustação de vinhos do Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile, chegou a São Paulo pela primeira vez, como disse, faz alguns meses, e foi muito comentado à época, até por isso deixei passar tanto tempo para escrever sobre o MOVI.
No MOVI NIGHT, para facilitar o entendimento dos vinhos, estes foram divididos em 3 áreas distintas, a saber: O Novo Chile, com mais Personalidade; Os Clássicos Recarregados e O Antigo agora é o Novo: do Atacama a Maule.
Flight A: O Novo Chile, com mais Personalidade!-
OC Wines;Catrala;Garcia Schwanderer;La Recova;Trapi;Kingston;Villard;Attiloi & Mochi;Trabun;Starry Night e Polkura.
Flight B: Os Clássicos Recarregados.
Vultur;Clos Andino;Alchemy;Corral Victoria;Peumayen;Rukumilla;Casa Bauzá;Acróbara;Lagar de Bezana;OWM;Laura Hartwig;FlahertyWines e Von Siebenthal.
Flight C: O Antigo agora é o Novo: do Atacama a Maule.
Erasmo;InsTinto;Meli;BOWines;Garage WineCo.;Gillmor e Armitida
Falar dos vinhos creio que se torne cansativo por serem muitos e bem diversos, mas alguns coma os vinhos da Gillmore, da Villard, da Laura Hartwig,3 Monos, Starry Night,La Recova, Flaherty, Attilio & Mochi e InsTinto, merecem seu degustar atento.
Como anate do Chile, estou querendo muito conhecer de perto estas vinícolas.
Só conheço de perto a Gillmore e já fiquei encantado com seus vinhos, suas hospitalidade e beleza natural.
Para saber mais http://www.movinight.cl/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão