Meninas e meninos,
Falar o que de um dos mais representativos enólogos do Chile e do mundo?
Dizer que é um craque, um profissional de primeira, inovador, e tantos mais adjetivos que possamos pensar?
Digo que sua ânsia por Recriar, Redescobrir, Reinventar e Renascer, o fez procurar novos rumos enológicos, que o levaram a redescobertas incríveis como os vinhos de sua Bodegas Re.
A Grand Cru hoje é a importadora e distribuidora dos vinhos de Pablo Morandé e sua Bodegas Re, e fui conferir a alguns meses em um almoço com o próprio enólogo, na novíssima loja à época da Grand Cru no Morumbi Shopping em São Paulo. Foi um Reencontro com este amigo, que conheço faz muitos anos, e admiro cada vez mais.
Conheci sua Bodegas Re, acompanhado de seu filho Pablo, onde passei momento incríveis de prazer e Redescobertas de como se faz vinhos.
Mas neste almoço, onde a Grand Cru Morumbi te a loja e um belo restaurante onde Salvatore Loi reina com seus comandados, pude Reobservar nuances em vinhos da Bodegas Re, que com a calma e a gastronomia juntas, se Revelaram menos óbvias.
Os vinhos:
1-Re Noir Nature Virgen, espumante de Pinot Noir com 36 meses sur lies, cor salmão esmaecida, cítrico, mineral, surgindo depois floral e frutas, que são confirmadas em boca, delicioso e fresco.
2-Re Chardonnoir, corte de 55%Chardonnay e Pinot Noir, fermentados separados e em barricas. O que dizer do ligeiro adocicado no olfato, senão fantástico? Floral vem depois, em boca o untuoso e cítrico predominam. Muito especial.
3-Re Pinotel, 95% Pinot Noir e Moscatel, com especiarias diversas, cor salmão bem clara, acidez ótima, equilibrado.
4-Re Velado, varietal Pinot Noir que descansa sobre as lias(borras), cor salmão bem carregada, com muita fruta no olfato, o mineral exuberante, em boca ótima acidez, aprece um sutil cereal, frutas secas, o mineral está lá, muito interessante mesmo, queria uma morcela para provar com ele!
5-Em Redo, corte de 70% Gewürztraminer e Riesling, mineral( lembra pedra sabão), cor casca de cebola, com muita fruta confitada, pouco álcool e muito prazer, com apenas 1220 garrafas, sou um privilegiado, pois já havia provado por ocasião do Descorchados deste ano e virado fã.
6-Re Cabergnan, corte de 90% Cab. Sauvignon e Carignan(estas com mais de 60 anos de idade) se mostra canforado, frutado denso, acidez ótima e frutas secas aparecem em boca.
7-Re Nace, puro sangue Carignan, fermentação natural sem químicos, em talhas de barro, após esta mais 30 dias com cascas e depois em barricas.
Morandé vinificou este vinho, pois o estilo lembra o vinho que conheceu em sua infância, e representa a história da família. Frutado e floral, algum mineral, em boca equilibrado, lembra fruta bem madura, adocicada, equilibrado, tomei o vinho da garrafa de número 846 de apenas 2168 garrafas.
Quanto ao cardápio, o polvo dourado com alcaparras e geleia de pimenta doce foi um luxo à parte.
Lasanha de espinafre para entrada, e Stinco de vitela com batatas e ervas fresca para prato principal. Para sobremesa, mil folhas com creme de baunilha e calda de morango.
Parabéns Grand Cru pela aquisição, obrigado pelo convite, e Reencontrar Pablo Morande é um prazer Redobrado.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão