Meninas e meninos,
Para muitos as férias ainda não se acabaram, e para outros tantos, ainda irão começar, então um ótimo programa é conhecer de perto a vindima, e na cidade de Garibaldi, a bordo do Tim Tim, ver o Veraneio da Vindima.
Mas o que é Tim Tim? Bem é a onomatopeia que nós brasileiros fazemos para lembrar um brinde, e lá em Garibaldi o Tim Tim é um caminhão GMC de 1944, da 2ª Guerra Mundial, adaptado para o transporte de turistas; nele cabem 40 pessoas, e percorrendo o centro histórico de Garibaldi, onde muitas destas construções datam do final dos anos 1800 e começos dos anos 1900.
O turista pode conhecer alguns detalhes da cultura, da história e da arquitetura desta cidade, e nesta época onde também desde sexta-feira passada, dia 20, foi inaugurado Veraneio da Vindima, torna o passeio uma atração lúdica e cultural.
Falando do Veraneio da Vindima, uma comemoração que marca o início da colheita, é mais um motivo para o turista ir conhecer de perto Garibaldi e outras regiões que festejam esta data da colheita das uvas.
Tem também a pisa da uva, além de apresentar uma série de programações para o verão, e seu nome se origina no fluxo turístico nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, se deslocavam para a Serra Gaúcha pelo clima ameno e saudável.
Minha querida amiga, a jornalista, roteirista e documentarista Marcia Monteiro, que está na região gravando cenas para um novo projeto, esteve no lançamento oficial do dia 20.
“Precisamos valorizar o trabalho intenso dos agricultores nesse período, que se dedicam demais no cultivo e na colheita da uva, fortalecendo e engrandecendo o nosso Município. No dia 17 de Março, encerrando a programação, também teremos o Garibaldi Vintage, evento que já ganhou o coração de todos”, comentou Antônio Cettolin, prefeito de Garibaldi na ocasião do lançamento oficial.
A programação, que integra o Veraneio da Vindima, contempla ofertas gastronômicas, exposições, festas locais, o evento Garibaldi Vintage e demais atrações até o dia 20 de março. As atividades são uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e do trade turístico local.
Os passeios, que custam R$ 10, são agendados pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi e um guia acompanha o percurso, explicando a história do Município. Aos sábados, o passeio é fixo e ocorre sempre às 11h, com saída da Avenida Independência, ao lado da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Mais informações no (54) 3462 8235 ou (54) 984252700.
Fotos Jean Teixeira/Vicente Silveira
Detalhes e dúvidas com Valéria Cristina Loch Relações Públicas – CONRERP RS/SC 3098 Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Garibaldi no e-mail [email protected] e no fone (54)3462-8207
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão