Meninas e meninos,
Decanter Wine Day 2018 foi, como de praxe, um espetáculo para os amantes dos bons vinhos. Tinha para todos os gostos e bolsos. Gosto de algumas vinícolas representadas pela Decanter que sempre nos trazem bons produtos, são constantes em seu catálogo, novidades ou não, safras novas ou não, e destaco algumas destas empresas presentes no Decanter Wine Day 2018.
Muitos tintos e branco do mundo estavam presentes e na filmagem o querido amigo, chamado carinhosamente de “cretino”, o jornalista expert em vinhos Walter Tommasi, responsável pela sessão de vinhos da Revista GoWhre, sempre alegre e irreverente, por isso não cortei o vídeo. Saúde meu amigo, e com os bons vinhos da Decanter é mais fácil!
Da Villard Chilena, o fabuloso Pinot Noir Grand Vin 2012 estava soberbo, com notas de mineralidade, especiarias picantes, floral sutil e fruta madura.
Também da Villar o Tanagra Syrah 2009, que nem parecia ser tão velho em garrafa, corpulento, cheio de especiarias doces, chocolate e sutil grafite.
Da Terranoble, destaque para o Carignan Gran Reserva 2015 de vinhas com 80 anos de idade e que eu não conhecia, com fruta na medida, frescor absoluto em boca, taninos bem resolvidos e uma longa persistência. Vinho que agrada muito.
Marcelo Retamal, enólogo dos bons, estava representado com a De Martino e seus vinhos de experimentos e de secano como o Vigno Carignan Old Vines 2015.
Projeto pessoal de Retamal a Alcohuaz com 3 vinhos espetaculares e cheio de mineralidade e tudo o que a altitude pode mostrar. Meu preferido, o RHU2011, nem parecia ser desta safra, potente, chio de corpo, taninos evidentes e bons, fruta negra.
Uns espumantes francêses que eu não conhecia e que agradou muito o Joseph Vallet Splendid com os Splendid Blanc e seu irmão Rose. Para meu gosto preferi o ultimo, pois estava mais fresco em boca, apesar das cascas que lhe dão cor e estrutura, floral e frutado sutil, ótima acidez e borbulhas persistentes.
Muitos brancos e tintos já conhecidos, outros nem tanto, mas outros dois vinhos que me chamaram a atenção, já nos doces e fortificados, o Marsala Curatolo Arini Superiore Seco 5 Anni, com frutas secas, no nariz lembra Jerez, longo e untuoso.
E também o sempre muito bom Moscatel Alhambre 2012 da José Maria da Fonseca, que para sobremesas é imbatível.
Fernanda Fonseca que assessora a Decanter desta vez fez um trabalho diferente, pois o Decanter Wine Day foi em uma loja de autos da marca BMW que ajudou no brilho do evento como inédito, mas também com o peso da marca que tudo tem a ver com os belos vinhos comercializados e pelos enólogos e export managers presentes.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão