Meninas e meninos,
Outubro é Rosa, e começou hoje. Só para relembrar que o site Divino Guia é também muito preocupado com estas informações sobre saúde, vejamos alguns tópicos sobre este assunto tão importante para todos nós, sejamos homens ou mulheres.
Muito do que aqui transcrevo, inclusive a foto de Christian Parente, recebi do site https://saude.abril.com.br/
Também relembrar um post que fiz em 2016 com uma receita de um coquetel especialmente para o Outubro Rosa preparado à época no living Room bar do hotel W South Beach de Miami, onde era servido o coquetel, foi escolhido na data como o melhor bar de Miami, e ficou conhecido pela sua carta de excelentes coquetéis, e gentilmente o gerente do bar Disraeli Fernandez, ensinou a receita para quem quiser faze-lo em casa.
Ingredientes: 50 ml de Tequila 30 ml de suco de limão 20 ml de xarope de framboesa Fatias de Pepino Peychaud’s Bitters – aqui uma curiosidade é que este é o segundo bitter mais conhecido do mundo, ficando atrás apenas do clássico Angostura.
Modo: Dentro de uma coqueteleira coloque fatias finas de pepino, a tequila, o suco de limão, xarope de framboesa e gelo. Faça o shake. E pronto. O coquetel deve ser servido em um copo double Rocks com gelo, 2 fatias de pepino, jalapeño e uma rosa. Para finalizar duas gotas de Peychauds Bitters. Saúde!
André Biernath escreveu também em 2016 sobre o Outubro Rosa e o câncer de mama, que à época o Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgara uma pesquisa com 405 pacientes cariocas com tumores nas mamas. Os dados apontavam que 66,2% detectaram o problema sozinhas, ao perceber que algo não estava bem no peito. Os principais sintomas relatados foram presença de caroços (89,6% das vezes), seguido por dores (20,9%), alterações na pele (7,1%), saída de secreção no mamilo (5,6%), mudanças no formato da mama (3,7%) e outras alterações no mamilo (2,6%).
A mamografia e outros métodos de imagem só revelaram a enfermidade em 30,1% das mulheres, enquanto 3,7% receberam o diagnóstico na consulta com o médico. Se por um lado isso reforça a importância de ficar atento aos sinais que o corpo dá, por outro denuncia a falta de estrutura básica para atender a população no sistema público de saúde — mesmo que seja para realizar testes de checkup importantes para encontrar doenças em seus estágios iniciais. Veja: o autoexame geralmente só é capaz de notar nódulos e malformações que já ultrapassaram 1 centímetro de extensão, o que complica o tratamento e reduz as chances de sucesso.
Confira abaixo a nota da Sociedade Brasileira de Mastologia:
A Sociedade Brasileira de Mastologia reitera que a mamografia no Brasil é um direito de toda mulher acima dos 40 anos de idade. Deve ser lembrado que a mamografia não funciona isoladamente e, eventualmente, pode falhar. Ainda assim, é o único método que demonstrou reduzir a mortalidade por câncer de mama.
Outubro Rosa-Se toque mulher!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão