Meninas e meninos,
Vinhos do Alentejo elege novo sommelier embaixador em disputada final do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2019″, uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana-CVRA. O concurso anual, que teve sua primeira edição em 2014 , visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2018.
Jean Stelmach, de São Paulo é o novo embaixador do Vinhos do Alentejo no Brasil. O sommelier que trabalha na Zahil Importadora concorreu com sete finalistas na última fase do concurso que acaba de ser recém-concluída na cidade Portuguesa de Évora.
Mais de 120 sommeliers do Brasil se inscreveram no concurso promovido pela CVRA- Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
Em cada etapa, foram apresentados conceitos representativos da região vitivinícola do Alentejo, contando com aspectos tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Na seleção os participantes tiveram acesso a uma série de informações acerca dos vinhos e da região do Alentejo, além de testarem seus conhecimentos em uma prova teórica.
Com isso, dois melhores sommeliers de cada cidade foram selecionados para a segunda fase. Já em Portugal, os oito finalistas tiveram oportunidade de conhecer o Alentejo, observando de perto a realidade dos vinhos alentejanos, sua variedade de castas e os distintos terroires durante uma semana.
Os brasileiros trocaram experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundarem seus conhecimentos com os vinhos da região do alentejana. A seletiva resultou em uma final disputada por Cláudio Madeira, Itane Borges, Jose Luiz Neto Perna, Alexandre Takei, Paulo Limarque, Neri Bonacina, Elvis Baltar e Jean Stelmach.
A seletiva incluiu um teste escrito sobre a região alentejana e as características de seus vinhos, além de um exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em um contexto de restaurante.
O grande vencedor, Jean Stelmach, além de nomeado embaixador dos Vinhos do Alentejo durante o ano de 2019, recebeu da CVRA um troféu especial, simbolizado por um decanter de cristal gravado com o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2019”, seguido pelo seu nome.
Esta 6ª edição, que teve sua final realizada no hotel Mar D’Ar Muralhas, no Alentejo, reuniu especialistas de todo o Brasil e contou com um corpo de jurados composto por Francisco Mateus, presidente da CVRA, Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro e Rodolfo Tristão, diretor de Vinho do grupo José Avillez.
Segundo Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA, “o objetivo é proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”. Com faturamento superior a 11 milhões de euros, o mercado brasileiro representa 17,9% do mercado global da CVRA.
SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana: A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana-CVRA- foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC e os vinhos de denominação Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos.
Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão