Meninas e meninos,
Sonoma agora é Sonoma Market . Importadora e e-commerce de vinhos amplia atuação e se torna um marketplace digital de vinhos, bebidas e alimentos Premium. Uma feliz ideia para quem, como eu e muitos outros jornalistas, pleiteava um centro de distribuição, principalmente para os vinhos brasileiros.
Incrível 205%, foi o que cresceu Sonoma Market durante a pandemia com o novo modelo marketplace. O lançamento da plataforma ocorreu em meados de 2020, com a integração dos primeiros Sellers.
A marca Sonoma, fundada pelo empresário californiano Alykhan Karim, durante muito tempo se tornou referência no segmento de vinhos, boa parte fruto de importação própria. Agora conectando produtores, importadores e distribuidores, diretamente com o consumidor final, Sonoma Market amplia seu catálogo.
Vinhos, brasileiros e importados. Destilados, produtos gastronômicos como queijos, embutidos, chocolates, massas. Para os pequenos produtores, produtores artesanais e importadoras de pequeno porte, é a chance de figurar em pé de igualdade com as grandes marcas dos produtos mencionados.
Sonoma Market, uma empresa com o modelo de marketplace, a primeira da América Latina focada no segmento de bebidas e alimentos. Será capaz de oferecer uma gama de vinhos, destilados e produtos gastronômicos de alta qualidade. “Hoje há plataformas de marketplace para todas as atividades que fazemos: Uber e 99 para buscar transporte, Airbnb para buscar onde se hospedar, Ifood e Rappi para pedir delivery de restaurantes, Shopify para montar um e-commerce. Então me perguntava: por que não há nenhuma para a compra de bebidas e alimentos de alta qualidade?”comentou Alykhan.
Outro fator importante foi o significativo investimento da empresa em sua área de tecnologia e em seu time abaixo do Chief Technical Officer (CTO) e do co-fundador Bruno Godoy. Com isso a Sonoma Market enxerga uma venda pela plataforma que aproximará os R$100 milhões em 2022.
Com 40 funcionários atuais, a empresa também conta com Chief Financial Officer (CFO) e co-fundador Gianni Sgai, o Diretor de Operações Fabio Lolio e com o Gerente Comercial Gustavo Jazra.
A Sonoma Market oferece um sistema fulfillment (full commerce) – um conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final. O serviço de fulfillment permite que a empresa possa oferecer as modalidades de “Entrega 60 Minutos” ou “Entrega 90 Minutos” para seus clientes, que, segundo Karim, eleva a venda em mais de 50%.
O conceito expresso por Alykhan Karin na coletiva de imprensa é o de que Sonoma Market é um “curador de curadores” para os produtos. Para tal fundamento mostra números como, em média, 1.000 produtos ativos na vitrine do seu site (com previsão de chegar a 4.000 até o final de 2021).
Destaque para os vinhos, mas também com acessórios para bebidas, massas, azeites, embutidos, destilados de diversos tipos, e, em breve, queijos, chocolates e comidas frescas. Em 2020 a Sonoma Market entregou cerca de 500.000 vinhos e outros produtos, onde o ticket médio de cada venda está em torno de R$60.
Para ilustrar alguns, os casos de sucesso como o Pé-Tinto, alentejano da Herdade do Esporão, que vendeu 20.000 garrafas em 2020. No mesmo período foram vendidas 4.000 garrafas do Chablis do Domaine Chatelain, um vinho de categoria Super- Premium, cujo valor unitário da garrafa está acima dos R$200. No último semestre o fenômeno de vendas foi o Banfi Sorbus Malbec Orgânico, com 10.000 garrafas, vinho argentino produzido pelo Castello Banfi, de Montalcino, Itália.
Sonoma Market contempla os vinhos brasileiros de pequenos produtores e artesanais, como Faccin e Era dos Ventos. Como exemplo, a importadora Qualimpor, e outras que estão entre as maiores do país, estão em processo de integração na nossa plataforma.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão