Meninas e meninos,
Degustei o Bacaro Syrah Terre Siciliane IGT 2013 que a Vai Vinho, um novo e-commerce me mandou. O vinho é muito bom, e está com preço legal no site da Vai Vinho. A Sandra da b4tcomm assessoria me contou sobre este e-commerce que fez um ano de existência.
Vai Vinho surgiu oficialmente em Abril de 2020. Seu maior objetivo com os vinhos por ela vendidos, é que o consumo seja mais democrático. Também ofertar um serviço prático, com preços diferenciados, e rapidez na entrega para quem é da capital do estado de São Paulo são metas perseguidas.
Vai Vinho aí? Pois não é que vai? Os vinhos são histórias engarrafadas, e o e-commerce tem que ser diferente para poder concorrer e agradar. Por isso na Vai Vinho dizem acreditar que o vinho pode unir as pessoas, gerar boas histórias, risadas e momentos inesquecíveis.
Quanto ao Bacaro Syrah Terre Siciliane IGT 2013, esperei uma oportunidade para harmonizá-lo com alguma gastronomia. Esta surgiu quando parti o queijo da Canastra do produtor Ivair de Oliveira que visitei em 2019.
Visitei a região da Canastra , tanto em São Roque de Minas, como em Medeiros, onde conheci vários produtores e já fiz algumas harmonizações com vinhos, mas confesso que o Bacaro me surpreendeu com o queijo maturado e com mofo.
O vinho é um Syrah 2013 da Sicília- Itália, aliás, um IGT-Indicação Geográfica Típica Terre Siciliane da Cantina Cellaro. Pela cor não se podia dizer a idade, pois ainda estava bem rubi. Olfato com um frutado doce, frutas negras como ameixas e blue berry. Especiarias picantes como pimenta do reino e também as doces como cardamomo, que adoro encontrar.
Em boca, uma boa acidez, equilibrado em taninos, ainda presentes, mas domados. O tripé do equilíbrio, taninos, acidez e álcool em 13% é perfeito, desde que seja servido à temperatura adequada. Para este tinto varietal de Syrah, creio que os 18ºC seja um bom parâmetro. Mas podemos refresca-lo um pouquinho mais, mas não deixe passar muito dos 18ºC, pois o álcool incomodaria, foi o que senti com o tempo em taça.
Vai Vinho, espero vida longa e bons produtos no catálogo.
@vaivinho
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão