Meninas e meninos,
Bacalhau Vinho e Cia agora tem uma unidade no Itaim Bibi.
A unidade mãe do Bacalhau Vinho e Cia fica na Barra Funda. Eu a conheci quando fomos lá, a Revista GoWhere e nós jurados de vinhos, para uma das degustações mensais. Eu e os outros amigos ficamos maravilhados com o atendimento e com a gastronomia de primeira grandeza. Seu início data de 1973, portanto, tem muita história para contar.
O prato com iscas de bacalhau à doré fez a alegria dos jurados, e foi comentário entre nós por muito tempo. O prato sugerido foi o Bacalhau à Zé Pallas, se não estou enganado- faz mais de dois anos que lá estivemos -e também foi um arraso de bom.
Fui convidado para um coquetel pelos amigos Carlos Pallas e Mendes para conhecer a unidade Bacalhau Vinho e Cia Itaim Bibi, mas como não pude atender devido minha agenda, fui lá almoçar antes.
Como está em seu site: O Bacalhau Vinho e Cia não é um restaurante de cozinha portuguesa, mas uma casa especializada, onde a maior estrela da gastronomia portuguesa-o Bacalhau- brilha em 99% dos pratos servidos.
Resolvi fazer minha visita à unidade Itaim, para conhecer, e para agradecer o amável convite. Fui, como da outra vez na Barra Funda, recebido com efusiva alegria. A casa é muito bem montada, quem da rua vê a fachada do Bacalhau Vinho e Cia, não tem noção exata do tamanho.
Acho que o imóvel foi antigamente um galpão industrial, e para o Bacalhau Vinho e Cia a profundidade da área foi a chave mestra. Um belo bar logo na entrada à esquerda já avisa aos frequentadores que de lá sairão drinques, coquetéis e bebidas variadas. A adega, linda por sinal, toda de vidro, fica à direita, quase em frente ao bar, com um sortimento de vinhos para atender bolsos e gostos.
A cozinha fina na sequencia à direita, com uma parte em vidro, o que nos possibilita ver os trabalhos gastronômicos serem executados. Um letreiro-Bacalhau Vinho e Cia- caprichosamente colocado para ser visto do salão, está acima e me pareceu por dentro da parte visível da cozinha, ficou bárbaro.
O prato que pedi foi o Bacalhau ao Forno. Posta gratinada ao forno com molho de tomates, cebolas, batatas, alho, pimentões, ovos e azeitonas portuguesas. Mas não podia deixar de pedir antes as iscas de bacalhau à doré, que tanta lembrança me deixou.
O vinho, sugestão em meia garrafa-uma ótima pedida sempre- foi do amigo Mendes, que conhece tudo nesta área também. Um branco DOC do Douro, o Planalto Reserva 2018 da ótima Casa Ferreirinha.
Corte das uvas Arinto, Codega, Gouveio, Malvasia Fina, Viosinho, traz no olfato o mineral, o frutado cítrico,creio que da Arinto, o floral, provavelmente da Malvasia. Estruturado em boca, sem ser pesado, confirma o frutado cítrico, ligeiro especiado apimentado-casou otimamente com o prato este apimentado- bom frescor, muito boa harmonização. Com teor comportado de 12,5% de álcool, ajudou muito nas iscas à doré.
Para fechar o almoço, um Toucinho do Céu, um cálice de Porto e um bom café. Obrigado meus amigos pelo almoço agradável, recomendo com veemência que conheçam o Bacalhau Vinho e Cia unidade Itaim, e claro a matriz, também.
Itaim Bibi- Rua Joaquim Floriano, 541.
11 3-71-4077
Barra Funda- R. Barra Funda, 1067 – Barra Funda.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão