Meninas e meninos,
Fui descobrir a cidade de Pardinho, e o Projeto Descubra Pardinho de Assessoria de Imprensa me deu a conhecer alguns pontos turísticos desta cidade paulista. Passei inúmeras vezes por Pardinho, nunca havia entrado para conhecer. Antes já tivesse conhecido, teria eu mais coisas para contar!
Ao receber o release do jornalista Claudio Oliva, da Assimptur de imediato me veio a vontade de conhecer Pardinho, pois citava gastronomia, bebidas, café queijos e claro o turismo. Tudo com enorme sintonia com o que escrevo no site Divino Guia
Não demorou recebi o contato da Sylviah Riouls da ANDEL-Agência de Negócios para o Desenvolvimento do Empreendedorismo, o qual proporciona o projeto Descubra Pardinho ; e então, foi dado o start para este jornalista e o turismo em Pardinho. A cidade tem localização privilegiada no front da Cuesta Paulista, a 1006 m de altitude no ponto mais alto, o que a torna uma cidade panorâmica de impressionantes horizontes.
A Cuesta Paulista, sobre o espetacular e grandioso Aquífero Guarani, que se encontra no subsolo rochoso, faz com que o clima, solo, altitude sejam propícios aos mais diversos cultivares e turismo de aventura.
O azul em contraste com o verde
Visitei duas fazendas de café, ambas com cafés especiais e premiados. A primeira visitada foi a Fazenda São Pedro do Pardinho, com o Cuesta Café, já com um turismo estruturado onde o jovem Robin recepciona, descreve e comenta sobre café. Cultivam 8 variedades, sendo a Mundo Novo Cereja descascado o mais novo laureado.
A segunda visita foi na Fazenda Santa Fé Agropecuária, com o premiado Café Águas do Janeiro, sob responsabilidade da Beatriz-Bia- Burkas. Precisaria ter mais de um dia inteiro para falar com a Bia, pois como dizem por aí, “nosso santo bateu”, temos ideias e pensamentos muito semelhantes.
A ideia é transformar pela educação e cultura, fazendo do café o mote, levando à inclusão, orgulho e dignidade para quem trabalha nos cafezais e no agro.
Queijos premiados também não faltaram no turismo em Pardinho. Visitei a antiga Fazenda Bela Vista, hoje Fazenda Sant’Anna que é premiada também com a seleção de gado Gir leiteiro, e onde está a queijaria Pardinho Artesanal
Vanessa Alcoléa nos recebeu e mostrou a queijaria que quase naturalmente, pois a matéria prima, o leite, de excelente qualidade estava ali. Os diversos tipos elaborados na queijaria são maturados em caves com ambientação controlada em temperatura e umidade. Alguns chegam a maturar 15 meses.
Falando em altitude, o Deck 976, onde o numeral expressa a altitude, tem ótimos petiscos e coquetéis, onde o simpático e sempre atento Gil, discorreu sobre bebidas, gastronomia e o turismo de aventura, com a Tiroleza do Gigante, passeios de buggy e quadriciclo.
Só para completar, pernoitei em um dos três chalés da propriedade, que são lindamente bem equipados, com itens de primeira qualidade e bom gosto. A vista, o silêncio, o ar puro, são ipagáveis!
Pardinho também é cultura e arte, me surpreendeu positivamente o Centro Cultural Max Feffer , primeira construção cultural sustentável da América latina. Toda a estrutura de cobertura executada em bambu tratado. Prédio construído em 2008, segunda técnicas inovadoras de edificações-verde, de repercussão internacional.
Não posso deixar de falar no Rodoserv Hotel, da rede de postos Rodoserv, onde parei por muitas vezes quando passava em direção à Alta Paulista, e tomava café da manhã. Pernoitei uma noite e me espantei com o silêncio, achava que o barulho da estrada de faria ouvir, qual nada, uma ótima noite de sono!
Passei muito rapidamente pelo novo empreendimento, o Varanda Pardinho, moderna edificação, pensada no e para o turista e cliente que quer se integrar à paisagem exuberante. Amplos ambientes, muito vidro internamente e ótima área externa. Aguardem, pois o Varanda ainda está terminando seu belo projeto, o que não impede de já receber confortavelmente!
Tem doces, salgados, lanches, sorvetes artesanais, pizzas. Bebidas variadas, cervejas e dois dos vinhos elaborados no sul, mas com rótulos de Pardinho. Os Pardinho de Beber nº1 Chardonnay e nº 2 Cabernet Franc.
Fechando a maratona turística fui conhecer e almoçar na Chácara Felititá um projeto bem legal de hospedagem, com ou sem refeições, que são elaboradas pelo Chef Rodrigo que acomoda até 20 pessoas. Também tem sob sua batuta o Spazio Sole/Mare e Luna, acomodando até 6 pessoas. São completas estes locais, com tudo o que se precisa para se divertir.
Pardinho em muito mais que isto que vi, pois eu fui num bate e volta para ver o máximo que dava, mas tem tanta coisa pra ver que preciso voltar!
Também quero agradecer ao prefeito José Luiz Virgínio dos Santos e sua esposa Selma Clemente pela gentileza de me receberem na prefeitura. Também ao jovem Lucas Ramos que envidou todos os esforços, juntamente com a Sylviah para tornar minha estadia o mais agradável e completa possível.
Eu descobri Pardinho! Descubra Pardinho você também!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão