Meninas e meninos,
I Love Italian Wines com Masterclass especial e também Walk Around Tasting, fechou o mês de Maio em grande estilo. Um evento primoroso que reuniu 33 importadoras com vinhos italianos para todos os gostos e bolsos. Assim como em 2021, para fechar o anos, tivemos o Conorcio Vino Chianti
O publico alvo, profissionais da área, compradores ávidos por novidades, imprensa especializada se encontraram no evento I Love Italian Wines para degustarem vinhos, network, conhecer as recentes importações, afiançando ser a Itália um dos protagonistas em grandes degustações de vinhos em São Paulo.
I Love Italian Wines, evento global já realizado em importantes mercados, como a China, desembarcou no Brasil pela primeira vez com grande sucesso mostrando o enorme potencial deste maior produtor mundial de vinhos. Foram 44,5 milhões de hectolitros em 2021, 9,5 milhões a mais que a França, segunda no ranking com 35 milhões de hectolitros.
A Itália vem intensificando os investimentos no mercado brasileiro e parte da estratégia foi protagonizada pelo evento I Love Italian Wines, realizado em São Paulo no último dia 31 de Maio.
Estive na masterclass “Itália: Redescobertas e Clássicos”, conduzida pelo amigo e sommelier Diego Arrebola, onde os 12 vinhos selecionados me impressionaram muito. Vários deles já meus conhecidos, mas alguns, novidades interessantes onde destaco como um dos que mais me impressionaram o Colonnara Lacrima Di Morro D’Alba DOC 2017, importado pela Prem1um Wines.
Vinho da região do Marche, esta uva Lacrima Di Morro D’Alba, me instigou a pensar o quanto países como a Itália, com grande variedade de cepas autóctones(545 variedades viníferas e 182 de mesa), é importante para o cenário do mundo vitivinícola.
Aromas frutados e elegantes, o floral está presente e também as especiarias. Em boca confirma o olfato. Ótimo equilíbrio entre taninos, presentes como particularmente gosto, mas ótimos; o álcool em 13,6% e que não se sente fazendo o trio com o frescor invejável elegância.
Outros vinhos, já meus conhecidos foram destaque em minhas anotações como o Guidalberto IGT 2016 da Toscana, importado pela Ravin, corte de Cabernet Sauvignon e Merlot e o Castello Banfi ASKA Bolgheri Rosso DOC 2017, importado pela Wolrld Wine, só para citar alguns.
O Walk-Around Tasting trouxe 265 rótulos produzidos por 164 vinícolas das diferentes regiões do país. A iniciativa é parte de uma programação que ainda inclui ações a serem realizadas até o final do ano, entre as quais o festival Sabores da Itália, promovido em conjunto com as principais redes de supermercados e marketplaces do país, e a primeira participação na feira Wine South America, um dos principais encontros do setor vitivinícola realizado no Brasil.
“Os vinhos italianos vão além dos icônicos Barolo, Brunello e Amarone e os brasileiros vão poder provar cada vez mais desse universo, que está em constante expansão”, resume Ferdinando Fiore, diretor do escritório da ITA em São Paulo.
O I Love Italian Wines foi realizado pela ITA em colaboração com as feiras Wine South America | Vinitaly e reuniu algumas das principais importadoras do Brasil para apresentarem seu catálogo de vinhos italianos: Barrinhas, Berkmann Brasil, Bruck, Brutt & Boni, Cantu, Casa Flora, Casa Rio Verde, D.O.C. Vineria, Decanter, Domno Wines, EnoEventos, Evino, Grand Cru, Inovini, ItaliaMais, Italy Import, Ivini, La Pastina, Monvin, Polaris, Prem1um Wines, Ravin, RealWines, San Marzano, Sicilianess, TDP Wines, Terravinis, Via Vini, Wine Lovers, Winebrands, Wines4U, World Wine e Zahil.
ITALIAN TRADE AGENCY
Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Com uma rede de 78 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições.
@ita.brasil (Instagram)
@ICEBrasil (Facebook) /
@icesanpaolo (Twitter)
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão