Meninas e meninos,
Bemberg La Linterna com Daniel Pi na Decanter nos mostrou nesta degustação o quanto podem ser distintos os vinhos, da mesma cepa, vinificados pelo mesmo enólogo, no caso Daniel Pi, mas de terroires distintos da mesma zona.
A zona em questão é o Valle de Uco na Argentina, e as localidades são- La Consulta(San Carlos), Los Árboles(Tunuyán) e Gualtallary(Tupungato), de onde provêm os vinhos La Linterna da Bemberg Estate Wines do grupo Peñaflor.
Em mais uma ótima Confraria do Adolar , a história da família Bemberg foi contada rapidamente por Daniel Pi, enólogo renomado, que até 2021 foi o diretor enológico de todo o grupo, com marcas conhecidas como Trapiche e Las Moras, além das mencionadas.
Só para constar, a família Bemberg foi proprietária de Quilmes, a cerveja mais conhecida da Argentina por muito tempo, até que em 2006 foi totalmente vendida, adquirindo em 2010 o grupo Peñaflor.
Pi queria se dedicar aos seus projetos pessoais, e para isso, entrou em acordo com a família Bemberg, daí hoje se dedicar ao projeto La Linterna, cujos rótulos degustamos, com uma ótima comparação entre Malbecs de terroires distintos, um blend, o primeiro vinho, chamado de Pionero(78% Malbec, 15% Cabernet Sauvignon e 7% Cabernet Franc).
Vamos aos vinhos La Linterna e Pionero.
1-La Linterna Chardonnay Gualtallary 2016 – cor dourada, aroma frutado(fruta branca cozida ou sobremadura)um mineral sutil. Em boca confirma o olfato, equilibrado, longa persistência. Pi explicou que faz colheita em três etapas. Com tempo em taça o chocolate branco aparece.
2-La Linterna Pinot Noir Los Árboles 2014 – cor bem típica da cepa, aromas com frutado doce, floral, especiarias frescas como a hortelã, bem sutil, e o cardamomo, que adoro. Em boca confirma o olfato, equilíbrio total, vinho espetacular, gostei muito!
3- Aqui tivemos uma ótima experiência com três Malbecs da mesma safra, começando com o La Linterna Malbec La Consulta 2014, depois o La Linterna Malbec Gualtallary 2014 e por fim o La Linterna Malbec Chañar Punco 2014. Todos muito equilibrados, com frutado e especiarias, tanto no olfato, quanto em boca, com características próximas, mas sutis distinções, como a salinidade mais evidente do La Linterna Malbec Chañar Punco que me chamou a atenção e gostei muito.
4-Por fim o vinho que foi uma homenagem a Otto Peter Bemberg, empresário alemão que se mudou para a Argentina em 1852, dando início ao que hoje é o grupo; Pionero 2014 – um corte ao estilo bordalês com 78% Malbec, 15% Cabernet Sauvignon e 7% Cabernet Franc, e que dependendo do ano, também pode agregar cerca de 1% de Petit Verdot.
Cor ainda bem rubi escuro, olfato com frutas silvestres de bosque aquelas mais acídulas, especiarias picantes e um vegetal. Em boca confirma o frutado, as especiarias, ótima acidez, e com tempo em taça surge a presença do canforado refrescante.
A degustação foi seguida de almoço com harmonização conduzida pelo sommelier Tiago Locatelli, oferecendo o ótimo espumante Lírica Rosé Brut, o não menos ótimo e emblemático Ferrari Extra Brut, os vinhos La Linterna e para sobremesa, o Bel Cole Asti DOCG 2020.
Bemberg Estate Wines La Linterna é importado pela Decanter
Apenas para informar qque até mais uns dias o site da Decanter estará renovado, e por enquanto pode ficar fora do ar.
47 99148-0595 WhatsApp
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão