Meninas e meninos,
Baobá Vino Chardonnay 2021, marca própria da Vinha Vino empresa Potiguar, um vinho elegante, equilibrado e cítrico, bem fresco para dias mais quentes, mas ótimo também para gastronomias variadas.
A história do nome da linha de rótulos, a árvore Baobá, é um marco cultural conhecido da África, mas também tem história em Natal-RN, onde há um Baobá que dizem ter sido inspiração para Antoine de Saint-Exupéry, autor do “O Pequeno Príncipe”, quando de sua passagem pela cidade.
A Vinha Vino , uma adega virtual, nasceu durante o isolamento devido à pandemia. Suas idealizadoras, Elilza Nóbrega e Edjane Domigos, dizem que o principal objetivo, além de facilitar a aquisição de vinhos, foi democratizar o acesso ao vinho, e despertar nas pessoas o interesse por esse universo tão intenso e complexo.
“Queremos desmistificar essa visão de que o vinho é uma bebida exclusiva para pessoas com alto poder aquisitivo. Nosso objetivo é mostrar que qualquer pessoa pode se tornar um entusiasta dos vinhos e consumir rótulos de excelente qualidade a um preço justo e acessível” comentam as empresárias no site da Vinha Vino.
Recebi o Baobá Vino Chardonnay 2021 da Grasiele Ramalho a Grasi, empresária da Nossa Cave Vinhos e a responsável pela distribuição em São Paulo. Aguardei uma oportunidade de me encontrar com ela, e então degustarmos juntos.
O vinho é vinificado com uvas da Campanha Gaúcha, por meio de uma parceria e sob a orientação de Diego Bertolini e da enóloga Paula Schenato, ambos meus amigos, sendo esta última, muito conhecida pelos consagrados rótulos da Aracuri Vinhos Finos, de onde a conheci desde seu ingresso na vinícola, após o enólogo Cristiano Zorzan se mudar do Brasil.
Os vinhos da Aracuri estão sempre ganhando prêmios como neste concurso onde sou jurado., atestando a competência da Paula .
Na análise sensorial o Babobá Vino Chardonnay 2021 mostra um visual amarelo dourado, que para um vinho da safra 2021 me leva à crer que suas uvas estavam bem maduras. Talvez também tenham sofrido a ação da luz pelo vidro transparente da garrafa, mas o olfato não denotava isso(ter oxidação).
Olfato com fruta branca cozida, sobre-madura, algum cítrico de abacaxi em calda. Em boca confirma o olfato, surgindo um limão Siciliano em fundo de boca que refresca e induz aos muitos goles.
Equilibrado, acidez mediana, álcool comportado em 12%, bom vinho para gastronomias variadas, como saladas, frutos do mar, queijos de massa mole. Quero breve poder degustar os outros rótulos Baobá Vino.
Em São Paulo: Nossa Cave Vinhos- Falem com a Grasi 11 9 7721-2470
@nossacave.vinhos
Vinha Vino https://www.vinhavino.com.br/loja
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão