Meninas e Meninos,
Rola Wines Reserva-Colheita e Touriga Nacional foram os vinhos apresentados em almoço com o diretor comercial de vinícola José Serpa Pimentel no ótimo La Ventana unidade do Campo Belo.
Para os brasileiros, o nome Rola faz duplo sentido, mas no caso é apenas o sobrenome da enóloga Ana Rola que é sócia juntamente com Helga Rodrigues e seu marido José Serpa Pimentel, que conheci no almoço e que em 2014 deu início ao projeto Rola Wines.
Ana queria expressar nos vinhos o amor que sente pela terra que a viu nascer: “Sinto um amor eterno por esta terra que me viu nascer, por isso quero homenageá-la criando vinhos que respeitam a sua origem, preservam a sua alma e conservam a sua essência. Vinhos verdadeiros e honestos, mas ao mesmo tempo elegantes e delicados.
Quero que expressem o enorme orgulho na herança que me foi passada e que marquem pela naturalidade e autenticidade. É essa a minha assinatura!” Ana Rola.
Os vinhos devem expressar sua origem seu terroir, com mínima ou sem intervenção, e na Quinta de Remostias, situada no vale de Remostias, entre a Régua e Santa Marta de Penaguião, região do Baixo Corgo, são elaborados os brancos, tintos e rosés.
A Rola Wines conta com áreas arrendadas de vinhas velhas, e elabora 12 rótulos, mas apenas os três que descreverei chegaram ao Brasil, e muito recentemente. São eles o Rola Douro DOC Red 2020, o Rola tinto Reserva Douro DOC 2019 e o Rola Touriga Nacional Douro DOC 2018.
1-Rola Red DOC 2020 -corte de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão, o vinho fermenta em inox e depois 30% estagia em barricas de 2º uso entre 9 e 12 meses. Olfato bastante frutado e floral, um toque cítrico lembrando casca da tangerina. Em boca é equilibrado em taninos, dulçor e álcool na casa dos 13,8% e confirma o olfato.
2- Rola Reserva Douro DOC Red 2019- corte de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, vinho fermenta em inox e depois 100% estagia em barricas 12 meses. Olfato também com bastante fruta especialmente ameixas, as especiarias tanto doces quanto picantes estão presentes, sinal do estágio nas barricas. Em boca é equilibrado, taninos ainda se mostram, mas bons, acidez ótima, longa persistência, e confirma o frutado e as especiarias. Gostei muito deste vinho.
3- Rola Touriga Nacional Douro DOC 2018, fermenta em inox e depois estagia em barricas de carvalho com 500 litros por 14 meses de 1º e segundo usos. Olfato bastante floral, como se espera de um Touriga Nacional, com especiarias mais picantes. Em boca o tanino se mostra macio, mas ainda precisando de tempo de garrafa. Vinho que com a acidez muito boa, álcool em 15% e taninos bem marcados, deve ter uma longevidade grande. Queria degustar este vinho daqui uns 5 anos mais!
Os vinhos da Rola Wines podem ser encontrados no La Ventana do Campo Belo, onde foi o almoço, vende os Rola Wines- R. Dr. Jesuíno Maciel, 619 – Campo Belo 11 5051-8237
Também na Offer Importados- Av. Cap Manoel Rudge,790-Pq Monte Líbano-Mogi das Cruzes: WhatsApp 11 9 6180-0339
Também no site da Sonoma
E para quem for à Portugal Remostias, Peso da Régua, 5050-204, Portugal
Reservas:+351 915 840 146
E-mail: [email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão