Meninas e meninos,
A Bodega Boutique El Legado é mais uma das vinícolas que integram os Micro-Terroir-Istas no Uruguai, e consegue em 1 ha vinificar três vinhos da maior expressividade, com uma produção de boutique de não mais que 5000 garrafas/ano.
Os vinhos são dois varietais e um blend, os varietais são de Syrah e Tannat, ambos Reserva e o Blend corte de Tannat e Syrah Gran Reserva, na proporção de 80% daquele e 20% deste.
Claro que as poucas unidades de cada um dos vinhos já fazem com que a qualidade seja esmerada, pois não há chances de erros, visto a produção ser pequena, não o permite.
Degustei algumas garrafas que sobraram da reserva da família de outras safras também, e posso dizer que fiquei impressionado com a qualidade desde as primeiras vinificações executadas com maestria por Bernardo Marzuca e família.
Para quem plantava e vendia limões Sicilianos, e começou a pensar em vinhos no ano de 2008 quando importou cepas francesas de Tannat e Syrrah, El Legado chegou rápido ao lugar de destaque, com prêmios e concursos.
2011 seu primeiro Tannat surgiu, e em breve, após a compra de mais algumas terras, incluindo 5 ha com Cabernet Sauvignon que irão recuperar, teremos novidades que garanto, serão do mesmo nível, visto uma experiência com um Viognier 2017, ainda em tanques, que muito me impressionou pelo caráter, frescor, frutado e floral.
-Syrah Reserva 2015-13,5% de álcool equilibrado com acidez e taninos. Aromas abundantes de especiarias e frutas bem maduras que são confirmados em boca, muito gostoso e delicado, ao mesmo tempo em que forte e untuoso.
-Tannat Reserva 2015-13,55 de álcool com passagem pequena por barricas francesas, parte novas e parte de mais usos, combinadas com americanas. Muita fruta negra, ameixas em especial, chocolate, boa acidez e taninos ótimos. A condução da vinha é feita em cordão vertical livre. Gostei muito deste vinho e seria meu favorito se não houvesse o próximo!
-Blend Tannat-Syrah Gran Reserva 2013-edicion Especial. 14% de álcool, passa por barricas de 2º uso uma parte do vinho durante 6 meses, e depois 12 meses em barricas de 3º uso. Vinhaço, Elegante, frutado, especiado, chocolate, sherry, bombom ao licor, ótimo balanço entre álcool, taninos e acidez. Vinho que recomendo para todos os que gostem destas cepas fantásticas.
Uma pequena vertical com os Tannat Reserva: 2012-2013 e 2015 me mostraram que os das safras 2012 e 2015 são representativos com múltiplos aromas e paladares, sendo a 2013 mais retilínea. Já o Blend 2012 também provado graças à gentileza de Don Bernardo e família, chegou mais para frutas secas, como passas, que frutas negras.
Mais um detalhe, a El Legado está preparadíssima para receber visitantes, aliás, a maioria dos turistas é de brasileiros, e enquanto estive por lá dois casais de brasileiros e um de sul-africanos estiveram em visita. Meu querido amigo Daniel Arraspide conhecedor e sommelier dos mais bem preparados tem um pequeno vídeo que compartilho com todos: vejam
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão