Meninas e meninos,
Tinha dois exemplares de uma bodega riojana a Bodegas Santalba que degustei em dois momentos distintos estes últimos dias, um deles branco e ou outro tinto.
No primeiro momento, ao almoço do dia da final da Eurocopa 2016, comi dois tipos de moquecas capixabas, uma de peixe e camarões e outra de banana da terra.
Estava sem vinho para acompanhar, mas, mesmo sabendo que iria assistir ao jogo da final da Eurocopa 2016 depois, e que a Espanha não mais lá estava, mas sim Portugal, resolvi abrir um vinho riojano que guardava comigo há uns quatro anos.
Também de um país mediterrâneo, com bons goles do branco espanhol da uva Viura, que gosto muito, bem geladinho na tarde calorenta, o Viña Hermosa Blanco desceu macio, fresco, aromas cítricos que se confirmaram em boca, e um frutado sutil e elegante.
Bem que podia tê-lo feito acompanhar a moqueca de frutos do mar, teria sido ótimo. Estas impressões, levaram-me ter a vontade de abrir seu irmão tinto que também guardava havia certo tempo.
Não o fiz no mesmo dia, fui fazê-lo depois, ao longo da semana, e acompanhando um bate papo com um amigo de fé, irmão, camarada.
O prato, mais uma vez um do mediterrâneo, e que talvez impensado para uma uva Tempranillo do Viña Hermosa Roble Tinto 2009, mas como sempre digo, mais vale se beber o que se gosta e quando se quer, do que seguir muito à risca as regras de harmonização, tirando em parte o prazer do risco.
Não fez feio o vinho, pois com uma acidez ainda muita viva, acompanhou bem a untuosidade do prato, que apesar de ser baseada na carne da ave, esta desfiada, e com o azeite magnífico a embala-la, não continha o graxo exagerado.
Frutado muito elegante, já quase sem taninos à mostra, álcool bom na casa dos 13,5% que ajudou também com a untuosidade, foram goles de raro prazer.
Não conhecia a Bodegas Santalba antes, apesar dos conselhos e até por isso as aquisições, do amigo Alfredo Srour da Franco Suissa Importação, Exportação e Representações.
Bravos Alfredo, mais uma vez degusto bons exemplares de vinhos trazidos por você!
Viva Portugal que ganhou a Eurocopa 2016 e tem belos vinhos, viva a França que tem belíssimo vinhos sem sombra de dúvidas e viva a Espanha pelos vinhos da Bodegas Santalba.
http://www.francosuissa.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão