Meninas e meninos,
A origem do Dia do Chef de Cozinha vem de 1999 e foi criada à época pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia –ABAGA. A intenção era a de homenagear o ato e o prazer de cozinhar.
O Chef de Cozinha tem uma data mundial em 20 de Outubro, o Dia Internacional do Chef de Cozinha. Em tempos de isolamento social, distanciamento social quarentena, coronavírus, covid 19, ser Chef de Cozinha e conseguir manter seu negócio, é desafiador.
Não confundir os termos Chef de Cozinha com Cozinheiro. O primeiro é posto hierárquico conquistado por um cozinheiro. TODO CHEF DE COZINHA É UM COZINHEIRO,MAS NEM TODO COZINHEIRO É UM CHEF DE COZINHA.
Aregala Brasil – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas, da qual me orgulho de pertencer, teve origem em 1997, como direção de área de Aregala Internacional, reúne especialistas nos mais diversos ramos de atividade da gastronomia: empresariado, capacitação e treinamento técnicos, educação superior, consultoria técnica, chefia de cozinha, coquetelaria, enologia, confeitaria, nutrição humana, gerência hoteleira, organização de eventos, gerência de mêtria, equipamentos e uniformes profissionais, produtos e serviços diferenciados. Entre suas principais atividades têm atualmente sob sua presidência a “Fundação de Cozinheiros sem Fronteiras”; a Vice-presidência de “Aregala Internacional” e a Diretoria Internacional de Relações Públicas, além de participar de eventos por todo o Brasil que promovam e organizem cada vez mais a “indústria” gastronômica de nosso país.
Saber cozinhar já é um dom, cozinhar bem é arte pura! Degustar os pratos que já encantam desde o olhar é um prazer imenso. Já li isto, e aqui torno a escrever: “Ser Chef de Cozinha é ter sensibilidade e paixão pela arte gastronômica. Parabéns pela sua dedicação e amor pelo que faz”.
Na verdade todos os dias deveriam ser do Chef de Cozinha, pois nesta profissão, não há descanso. PARABÉNS aos inúmeros amigos que tenho nesta área e aos muitos que ainda terei.
Degustem um bom vinho, como os que tenho postado aqui, e sorte e paz a todos.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão