Meninas e meninos,
O Espumante Garibaldi 90 anos Extra-Brut foi lançado em comemoração aos noventa anos de existência da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Isto já aconteceu em Janeiro, mas só recentemente pude receber e degustar este espumante, pois foram elaboradas apenas 3.000 garrafas.
Como de costume, nossos espumantes brasileiros sempre agradam, e o Espumante Garibaldi 90 anos Extra-Brut não decepciona. Visual bem clarinho, um palha com sutis verdeais contra a luz. Borbulhas finas e intensas, boa coroa.
Aromas bem florias e cítricos, alguma maçã verde aparece também. Em boca boa explosão de sensações com ótimo frescor. Frutado(a maçã verde), e sutil toque de pão tostado quando passa algum tempo na taça.
Álcool em 12,5%, este espumante harmonizou bem com bolinhos de bacalhau. Também deverá ficar bom com entradas frias de frutos do mar, queijos, ou mesmo apenas para ser degustado e apreciado em tardes de Outono. Falei no Outono porque foi quando o degustei.
Corte de Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%), elaborado pelo método Charmat Longo, no qual a segunda fermentação é feita em autoclaves, permanecendo em autólise por 18 meses.
O vinho Garibaldi Reserva 90 anos, com edição numerada, limitada a 2,5 mil garrafas, também elaborado para festejar o aniversário foi lançado, mas este não degustei ainda. Álcool em 14,5% e bom equilíbrio, segundo consta da ficha. É um corte das uvas Tannat(60%), Merlot(20%), Marselan(10%), Ancellotta(10%). Estagia 8 meses em barricas.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi é mais uma empresa vitivinícola que atinge a idade de 90 anos, coisa louvável no cenário brasileiro. Faz algum tempo que não visito a vinícola, mas lembro-me bem da última vez, por ocasião da colheita.
Degustamos, eu e mais alguns jornalistas, uma vasta linha de vinhos e espumantes elaborados pela Cooperativa Vinícola Garibaldi. Degustamos ao som de música os rótulos Acordes Chardonnay, Merlot e um Extra Brut Chardonnay e Pinot Noir método clássico com 24 meses sur lies.
Também me lembrei dos rótulos Acquasantieira que tomava muito quando iniciei minha jornada vínica.
Parabém Cooperativa Vinícola Garibaldi, vida longa!
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão