Meninas e meninos,
Para comemorar o Dia internacional da Síndrome de Down, replico aqui um texto meu já publicado dentre os muitos sobre o projeto Chefs Especiais, onde a Laura Basílio, participante deste lindo projeto, entrou para a Hotec.
Vi no jornal Folha de São Paulo o jovem Pedro Brandão, também portador da síndrome, que também fez gastronomia e hoje trabalha na área, o que me lembrou sobre a Laura e o texto recebido seis anos atrás.
Laura Basílio – 20 anos – 1ª. Pessoa com síndrome de Down a cursar Faculdade de Gastronomia na Hotec em 2011-vejam
Neste mesmo ano de 2011 a Assembleia Geral da ONU declarou 21 de Março como Dia Mundial da Síndrome de Down, e conclamou, e ainda conclama, para que todos os setores da sociedade, marcadamente o setor privado para comemorarem e ajudarem a difundir o que seja esta síndrome, conscientizando a todos.
A sexta conferência sobre a data será realizada nesta terça-feira na sede da ONU, em Nova Iorque, com o evento tendo o apoio da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, das representações de outros países e do Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, entre outras organizações, como publicou o UOL.
Mas vejam então o texto: Creio que possa dizer que estou mais feliz desde que recebi esta notícia, que meus amigos Márcio Jober e Simone me mandaram. Uma das coisas que nos tornam irmãos é exercitar nossa capacidade de nos relacionarmos uns com os outros.
Todos nós, cada um a seu jeito, é cópia divina de sabedoria, basta que não nos esqueçamos disso. Eu, que à minha maneira, sempre que posso, tento exercitar o meu lado fraternal, fico cheio de orgulho e paz interior, quando recebo notícias como esta que repasso agora, neste espaço, que antes de tudo, serviu, serve e sempre servirá para comentar, que as diferenças fazem parte de nossas vidas, e o mais belo é que aprendamos a conviver com elas.
Laura, guerreira, minha linda menina linda, mostre-nos que os do lado de cá, muitas das vezes inertes e frios, precisamos muito e rápido aprender com vocês que em nada são frios e inertes. Conte sempre comigo!
O TEXTO ENTRE ASPAS O RECEBI À ÉPOCA DOS AMIGOS DO PROJETO CHEFS ESPECIAIS, LEIAM:
“Era uma vez um cara do bem, que por anos da sua vida vem dedicando algumas horas dos seus dias para pessoas que precisam de um pouquinho de atenção, de motivação, de pessoas que precisam acreditar que elas PODEM SIM, e MUITO! Esse cara do bem, depois de onze anos dedicados a pessoas com Down, recebeu a notícia que seu maior presente havia chegado. Laura!!!!!! Laura é uma garota Down incrível, cheia de vida, de atitude, de felicidade! Também…..pudera! Com um paizão todo do bem!!!! Só poderia ter dado nisso.
Laura me contou que seu pai disse que ela foi um anjo que caiu do céu na vida dele, mas, Laura diz que não é verdade. Disse que ele é que é um anjo que caiu na vida dela! Seu pai acreditou, apoiou, motivou, incentivou, deu-lhe todas as ferramentas necessárias para que Laura pudesse se formar no ensino médio. E mais, entrar numa FACULDADE!!! É isso mesmo, numa faculdade. MÉRITO PRÓPRIO.
Não pensem que entrou porque ela é bonitinha e simpática, não. Fez prova, teve que provar que tem capacidade. E provou!!! Há muitas Lauras dentro de cada Down e cabe a nós pais, sermos um pouquinho desse “cara do bem” que eu falei, motivando nossos filhos, fazendo com que eles tornem-se cada vez mais, capazes de andarem com as próprias pernas e fazer aflorar a capacidade que existe dentro deles. Parabéns querida Laura. Estamos orgulhosos de você! ”
Laura Basílio – 20 anos – 1ª. Pessoa com síndrome de Down a cursar Faculdade de Gastronomia na Hotec – SP.
Vejam estas e muitas outras estórias de sucesso no projeto Chefs Especiais no site e também aqui
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão