Meninas e meninos,
Incêndio terrível na Califórnia!
Acabo de chegar do Chile onde passei dias indescritíveis como jurado do Concours Mondial Bruxelles na deslumbrante Huilo Huilo, e depois, em Itata Valley e Bio Bio.
O Chile que sofreu muito com os incêndios do começo do ano, principalmente no Maule, vê agora a Califórnia padecer do mesmo mal, atingindo, como no Chile, muitas vinícolas nos condados de Napa, Sonoma, Lake, Mendocino e Solano.
Vejam matéria transcrita do site The Drink Business e com fotos tiradas de lá.
“Os incêndios florestais continuaram com violência em todo o norte da Califórnia durante a noite, com quinze pessoas mortas e várias adegas completamente destruídas, e com muitos mais danos.
As equipes de emergência têm lutado com cerca de 100 focos de incêndios espalhados por vários milhares de hectares nos condados de Napa, Sonoma, Lake, Mendocino e Solano desde as primeiras horas da segunda-feira de manhã, com evacuações generalizadas ocorrendo em toda a região.
Os incêndios foram varridos pelo norte da Califórnia por ventos fortes, e foram mais prejudiciais na área de Le Pepper-Stag’s Stag, perto de Yountville, no condado de Sonoma entre Kenwood e Santa Rosa e nas montanhas a norte e a oeste de Calistoga.
Acredita-se que um total de 15 pessoas perderam a vida no fogo.
Esta manhã, Napa Valley Vintners divulgou uma declaração confirmando que quatro adegas sofreram “perdas totais ou muito significativas” devido ao incêndio, mas observou que ainda não havia conhecimento de alguns dos seus membros com base nas áreas mais vulneráveis do vale, incluindo aqueles ao longo do Silverado Trail, em Calistoga e no Monte. Veeder / Partrick Road / Henry Road.
“Foi um desafio dois dias devido a incêndios florestais numerosos em nossa área”, disse a organização em um comunicado. “Nossas principais prioridades continuam a ser a segurança e o bem-estar dos nossos colegas e dos nossos vizinhos aqui no condado de Napa e nas áreas circundantes, que também enfrentam desafios semelhantes. Nossos corações e condolências vão para as centenas que perderam suas casas, negócios e propriedades pessoais. Estamos entristecidos com a notícia de que houve perda de vidas e rezo para que esses números continuem pequenos “.
Entre as vinícolas que foram mais afetadas são Signorello em Napa e Paradise Ridge em Santa Rosa, Sonoma, cujas vinícolas foram arrasadas no chão. Postando na página do Facebook ontem, Ray Signorello Jr confirmou que sua adega havia sido destruída no incêndio do Atlas Peak, que começou em torno da meia-noite no domingo à noite.
“Winemaker Pierre Birebent, as equipes de vinificação e vinhas estavam em uma propriedade lutando contra a fogueira naquela noite, mas recuou quando superou o prédio”, disse ele. “Todos os 25 funcionários estão seguros. Nem Pierre ou eu conseguimos acessar a propriedade para examinar completamente o dano. A safra 2015 de vinhos tintos e o vintage 2016 de vinhos brancos foram armazenados com segurança na propriedade em American Canyon. Aos nossos colegas na indústria do vinho e todos os que foram afetados por esses trágicos incêndios, mantenham-nos em seus pensamentos e orações “.
O Paradise Ridge, entretanto, publicou várias fotos em suas contas de mídia social mostrando a destruição causada pelo fogo, dizendo a seus seguidores que estava “desarmado” pela perda de sua adega no Tubbs Fire”.
“A adega pode estar quebrada, mas nossos vinhos de propriedade sobreviveram, que é o fundamento do nosso vinho”, afirmou a família em comunicado. “Nossos pensamentos estão com os muitos que perderam tanto e contamos nossas bênçãos que nossa família e equipe estão seguras. Somos resistentes e vamos reconstruir. Muito amor para nossa comunidade”.
Como no Chile, no começo do ano, a página do Divino Guia se solidariza com as pessoas, vítimas e familiares deste terrível incêndio. Em breve relatos mais doces e belos do Chile e dos momentos que passei ao lado da natureza exuberante, com paisagens extraordinárias e muito diferentes para um brasileiro, incluindo parreiras com mais de 200 anos de idade e produzindo vinhos interessantes!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão