Meninas e meninos,
Quando em 2012 estive em Vancouver, fui aconselhado a ir jantar no Bacchus at Wedgewood o restaurante espetacular que fica anexo ao Wedgewwod Hotel & Spa pertencente ao seleto grupo dos Relais & Chateaux. Fui e não me arrependi, e à época escrevi sobre ele no antigo Blog Divino Guia.
Estamos em 2018, e eu novamente em Vancouver tinha que relembrar a experiência agradável que me perseguiu por anos e voltei ao Bacchus at Wedgewood e pedi o mesmo prato que antes era o Duo of Brome Lake Duck, e agora é o Yarrow Meadows Duck Two Ways.
O duo de pato mudou bastante no prato, no formato, e como o Chef mudou, antes, Lee Parsons, agora Montgomery Lau, claro que as assinaturas são compreensíveis, mas não foi retirado do cardápio por ser tradicional e muito pedido segundo o maitre.
No passado fui só, desta feita com mais pessoas, então a escolha do vinho teve que recair em algum que pudesse atender aos pedidos de cada um, e teve desde cordeiro, o Slow Roasted Half Rack of Lamb até peixe o Seared Alaskan Scallop with Linguini, passando pelo tradicional “AAA” Alberta Beef Tenderloin.
As carnes foram atendidas pelo vinho em detrimento de um único pedido de massa e peixe, e o exemplar escolhido foi o Gago Vintage 2010 de Telmo Rodriguez, varietal de Toro ou Tempranillo que foi muito bem, apesar de ainda jovem e seus taninos precisarem de um pouco mais de tempo em garrafa.
Bom corpo, boa acidez, equilibrado no geral e o álcool de 14,5% que depois de resfriado porque continuam com a mania de oferecer vinho tinto à temperatura ambiente, e vejam, o ambiente tem calefação, em geral, na casa dos 23ºC, foi resolvido.
Até isto foi um revival da noite de anos passados, mas no Bacchus, a brigada não discute, atenciosa, atende de imediato às solicitações, ao contrário de alguns outros lugares que a brigada fica até injuriada quando se pede um balde de gelo, e por vezes tenho que ser até mais contundente ao exigir que refresquem o vinho.
Uma das coisas que notei, e que nem me lembrava mais, é que quando se pede balde para resfriar o vinho trazem um recipiente parecido com uma camisa daquelas usadas em cerveja, mas de inox, com uma camada de gelo ao fundo, que apenas refresca a base da garrafa…
O prato que antes era o Duo de pato Brome Lake, com peito braseado e perna confitada, fondant de batatas e butternut squash(abóbora), tudo regado ao molho de vinho do Porto, ficou Yarrow Meadows Duck Two Ways com lentilhas Puy assadas, ameixas maceradas, Café Gastrique, Purê de pastinaga( descrita como uma raiz de sabor adocicado). Coisas da assinatura individual de cada Chef!
Qual gostei mais? O antigo, talvez pela apresentação mais racional de gastronomia afetiva, não que o atual não seja ótimo, mas creio que também a memória possa estar me traindo. Os vinhos pedidos o de antes e o de agora atenderam muito bem.
O texto anterior que começava assim: O Bacchus at Wedgewood, é descrito como um elegante oásis no coração da dowtown Vancouver continua em 2018, e terminava: de relembrar desta noite, já estou com vontade de lá voltar, e eu voltei, e pode ser visto no Divino Guia
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão