Meninas e meninos,
Cheguei à Serra Gaúcha, onde vários jornalistas-todos meus amigos e conhecidos há tempos-e assim como eu, especializados em falar e escrever sobre vinhos, para uma deliciosa estadia em meio aos vinhos brasileiros, às vinícolas e com o desfecho mais que fantástico, com a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos, dia 23 deste.
Noite linda e quente apropriada aos espumantes e vinhos brancos que tomamos no Wine Garden, dentro da Miolo, onde Morgana Miolo e equipe nos receberam com muitos vinhos, empanadas, frutas secas, queijos, frios, pães, e o mais importante, um calor humano e dedicação ímpares.
Já estive por várias vezes aqui e nunca me canso de ver, ouvir e degustar, além das belas paisagens, os vinhos, a gastronomia e o lúdico da viagem e turismo, tudo isto regado ao amistoso e simpático modo de receber dos vinhateiros e produtores locais.
A Associação Brasileira de Enologia-ABE nos presenteia com uma camiseta que indica a Anatomia do Enólogo, onde dois cachos de uvas fazem às vezes dos pulmões, o hotel Vinocap nos recebe com um vinho da cepa Merlot da vinícola Mena Kaho, e a Casa Vitra nos brinda com uma “tábua de corte”, em vidro, sua especialidade.
Como já descrevi sobre a Avaliação Nacional de Vinhos, vou agora focar nas vinícolas, seus vinhos, a gastronomia apresentada que é sempre muito boa, e com uma inclinação advinda da imigração italiana, mormente do Vêneto, com carnes, verduras, frios, queijos, pães, e claros, muitos vinhos e sucos de uvas da melhor qualidade.
Já vejo que vou voltar com alguns quilos a mais na bagagem, e não me refiro aos brindes, mas ao peso corporal pessoal, pois pelo pouco que já vi, vai ser fácil ganhar o sobrepeso com a gastronomia e amizade destes amigos gaúchos.
Amanhã vamos começar para valer as visitas às vinícolas, e depois eu conto como foi.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão