Meninas e meninos,
Os Proseccos Villa Sandi agora na Grand Cru nos possibilitam degustar um dos Prossecos emblemáticos que já estiveram por aqui há alguns anos. A importadora e distribuidora de vinhos Premium anunciou parceria exclusiva com a vinícola Villa Sandi para representação de seus rótulos no mercado brasileiro.
Eleita no ranking World ‘s Best Vineyards 2022, Villa Sandi é uma das produtoras de vinhos italianos mais respeitadas e conhecidas do mundo, e se destaca por seus espumantes e vinhos tranquilos. Localizada entre as áreas DOCG do Prosecco, de Valdobbiadene, e a área DOC dos vinhos Montello e Colli Asolani, é uma das vinícolas mais prestigiadas do Vêneto.
“Trazer essa riqueza de sabores assinados por mais uma marca de renome mundial para o nosso portfólio é uma grande satisfação”, afirma Gorenstein, Diretor de Produtos e Board Member do Víssimo Group. “Villa Sandi tem produtos de altíssima qualidade, e traduz por meio dos rótulos o clima elegante e leve da região. É com essas características unidas ao olhar especializado e cuidadoso da Grand Cru que garantimos aos nossos clientes inspirar e engrandecer a vida nos detalhes”, complementa.
A partir deste mês 14 rótulos de Villa Sandi podem ser encontrados no site ou nas mais de 134 lojas físicas da marca espalhadas pelo Brasil. Entre eles, destaque para o Prosecco DOC Il Fresco Brut Rosé Millesimato blend elaborado de uvas Glera e Pinot Nero sensacional; Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG La Rivetta 120 um ótimo espumante, e para o Di Cartizze La Rivetta, ainda não degustei, produzido no centro de Cartizze, entre os distritos de Santo Stefano e S.Pietro di Barbozza, no município de Valdobbiadene.
Mas antes vamos novamente- pois nunca é demais aprender- saber o que seja um Prosecco e a uva Glera e a diferença da rolha dos espumantes em geral:
Inconformados com utilização generalizada do nome Prosecco, que é uma DOC com região demarcada na região italiana do Vêneto, e a confusão de nomes utilizando Prosecco como o nome da uva, em 2009 houve a tentativa de se normatizar.
Porque digo tentativa? Porque ao que parece, a obrigação de usar o nome Glera para os espumantes elaborados com esta uva conhecida com Prosecco, não deu muito resultado prático. Continuam a chamar de Prosecco, espumantes elaborados com a Glera, mesmo fora da região demarcada.
Algumas razões poderia enumerar aqui, mas uma delas, a mais comum, é que como as mudas importadas à época chegavam com o nome de Prosecco, juridicamente foi um caminho seguido por muitos produtores para continuarem com a nomenclatura no rótulo.
O nome “Glera” já era dado à casta Prosecco na região vizinha de Friuli-Venezia Giulia, por isso os produtores acharam mais conveniente “unificar” a denominação da uva. O resultado é que os produtores de outras localidades agora não poderão estampar no rótulo dos seus espumantes o nome Prosecco. Terão que informar que se trata de uma bebida feita com a uva Glera”.
Voltando ao tema, que é interessante para que todos saibam, esta uva, a Glera, também é conhecida Serprina, Prosecco Bianco ou Proseko Sciprina, e tem documentação de sua utilização desde 1772. A variedade é vinífera e tem como característica marcante sua elevada acidez, e no caso do ótimo Prosecco DOC IL Fresco Brut Rose Millesimato da Villa Sandi tem corte com Pinot Nero, ou Pinot Noir, que lhe confere a cor rosada.
A uva Glera é a responsável por este espumante fresco, floral e jovial, tem, por lei da DOC que a conter, senão na totalidade, ao menos em 85% do volume do corte dos espumantes da região.
Outras variedades permitidas são as Pinot Bianco, Grigio e Nero, a Chardonnay, a Bianchetta dentre outras. Também há as especificações quanto ao teor de açúcares do Prosseco, sendo possível termos os Brut, os Extra-Dry.
Tabela de teor de açúcares utilizada para espumantes:
Tipo | Açúcar (g/l) | |
Extra-Brut | 0 – 6 | |
Brut | 0 – 15 | |
Extra-Sec ou Extra-Dry | 15 – 20 | |
Sec ou Dry | 17 – 35 | |
Demi-Sec ou Rich | 35 – 50 | |
Doux | 50+ |
Os Proseccos da Villa Sandi e todos os outros desta denominação são elaborados pelo método que utiliza a segunda fermentação em tanques de aço, os autoclaves, conhecidos como método Charmat ou Martinotti(como gostam os italianos).
Parabéns à Grand Cru por trazer os espumantes e vinhos tranquilos da Villa Sandi, um gol de placa!
Sobre a Grand Cru
Grand Cru fundada em 1998, hoje possui um portfólio com mais de 1300 rótulos de todo o mundo entregues para qualquer região do país. Desde 2022 faz parte do Víssimo Group, empresa com selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar.
É a única empresa do segmento com forte atuação multicanal, incluindo franquias, lojas de operação própria, live commerce, app, e-commerce, clube de assinaturas e distribuição aos melhores restaurantes, hotéis e bares, além de empórios e supermercados. São décadas de tradição sendo reconhecida como sinônimo de qualidade pela experiência única que proporciona aos apaixonados por vinhos, dos experts aos iniciantes.
Instagram:@grandcruvinhos
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão