Meninas e meninos,
Pedra Cancela Intemporal 2012, que vinho! Juntando a fome com a vontade de comer, amanhã, dia 23 de Outubro terá início o 1º Festival Vinhos de Portugal. Também concomitante, o Vinhos de Portugal 2020.
Com respeito aos vinhos portugueses e ao festival, relembro que o setor de supermercados representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil e foi responsável, em 2019, por 31% da importação e venda de vinhos portugueses no País. Portugal ocupa, desde 2016, a 2ª posição no ranking de importação de vinhos no Brasil. No primeiro semestre deste ano, registou crescimento de 16,8% em nosso mercado, com aumento de 17,2% em volume e de 18,6% em valor.
Vejam o Divino Guia Vejam também sobre a 7ª Edição do Vinhos de Portugal
Voltando ao Pedra Cancela Intemporal, vinho português dos melhores, esta semana tivemos, alguns jornalistas e eu, uma linda experiência. Um almoço harmonizado durante as explicações deste soberbo vinho, direto de Portugal, por sua enóloga Sonia Martins e pelo jornalista Luís Lopes.
Importado por Total Vinhos, do grupo TDP Wines, o Intemporal é comemorativo aos 20 anos da Pedra Cancela, e veio em ótima hora, em meio aos festivais de vinhos portugueses promovidos no Brasil, festejando também o segundo lugar alcançado dentre as importações brasileiras de vinhos.
Seu corte é com três uvas conhecidas e aclamadas do Dão, à saber: Encruzado, Malvasia Fina e Cerceal Branco. Estagiou em barricas de carvalho francês e repousou por sete anos nas caves da Pedra Cancela. Fresco, complexo, volumoso e intenso, possui aromas marcantes de frutas e mel.
A edição limitada celebra 20 anos de reinvenção e reinterpretação de castas da região do Dão, onde a experiência de João Paulo Gouveia – que iniciou a Pedra Cancela nas terras na família em Viseu – se uniu à vivência da enóloga Sónia Martins nas mais diferentes geografias de Portugal, dando vida a vinhos que celebram a arte da enologia e carregam a forte identidade do terroir nacional.
“Os vinhos Pedra Cancela fazem releituras de uvas tradicionais – em alguns casos quase em extinção – e usa castas de vinhas de diferentes idades. Um trabalho que resulta em vinhos complexos e únicos. Uma ‘linguagem vitivinícola’ completamente alinhada à nossa filosofia e prova disso é a parceria de sucesso entre a Pedra Cancela e a TDP Wines”, resume Tiago dal Pizzol, CEO da importadora.
O Pedra Cancela Intemporal me lembrou de frutas cítricas e algo confitadas no olfato. Também frutas secas surgiram. Mineral à pedra úmida foi aparecendo com o tempo em taça. Em boca, confirmou o olfato e a longa permanência da fruta cítrica confitada é notória. Um dos melhores vinhos que degustei este ano.
Para fazer par, o almoço, servido pela Tasca do Zé e da Maria constou de entradas com risoles de camarão, mini bolinhos de bacalhau e croquetes. Para o prato principal Bacalhau à Gomes de Sá, Arroz branco, um ovo cozido, um tomate quase confitado, couve flor.
Meu prazer e sinceramente até espanto foi ter recebido em casa tudo quase imediatamente antes da reunião virtual, com o vinho Pedra Cancela Intemporal na temperatura ideal, envolto em um cooler e dentro de um Ice Bag, bastando apenas esquentar um pouco o almoço e partir para o abraço.
IMPECÁVEL ORGANIZAÇÃO!
Não percam as oportunidades de comprar os vinhos portugueses no festival, de assistir às palestras do 7º Vinhos de Portugal, e claro, não percam de conhecer a linha de vinhos Pedra Cancela. O Intemporal chegou ao Brasil com apenas 100 garrafas visto ter sua tiragem muito pequena de apenas 1200 garrafas no total.
TDP Wines/ Total Vinhos
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão