Meninas e meninos,
Peixe na crosta de tapioca com pesto de chicória e risoto de jambu. O peixe foi o Filhote, o Chef Fabio Sicilia, o restaurante Familglia Sicilia Trattoria, e o local Belém do Pará. Este foi o prato principal, mas a entrada o Pomodorini- torradas com queijo cremoso e confitado de tomatinhos cereja e alecrim estavam divinos, antecipando o que viria depois e nas mesmas proporções divinais.
Viajando pelo estado do Pará, em Belém, tive a honra e oportunidade de ser literalmente acolhido por um dos maiores estudiosos da gastronomia local e internacional, o Chef Fabio Sicilia, que tem trajetória linda como Chef, sommelier e empreendedor, e mais recentemente como mestre dos chocolates Premium, que hoje atua ao lado da sua irmã, Ângela Sicilia, também excelente Chef.
A paixão pela cozinha o levou ao exposto acima, pois receber bem, e eu sou testemunha desta virtude de Sicilia, o tornou referência em Belém. O restaurante de Fabio e Ângela Sicilia existe de 1983, nascido como La Bella Sicilia, quase que forçadamente por seu pai Giuseppe Sicilia, que queria ter um local para efetivar negócios, confiando na habilidade de cozinheira da esposa e mãe Jussara Rezende, a “mamma Jussara, uma mineira com os segredos da culinária adquiridos em família. O restaurante homenageou por anos “Don Giuseppe” com o nome e hoje ostenta placa com o nome do pai na entrada.
O estudioso Chef Fabio Sicilia é formado pelo Italian Culinay Institute for Foreigners (ICIF), no Piemonte, Fabio também é sommelier profissional, diplomado pela Associazione Italiana Sommelier. Atualmente, ele se dedica aos cursos e à adega, que funciona anexa ao Famiglia Sicilia e que disponibiliza centenas de rótulos, de aproximadamente 14 países.
Ângela Sicilia atualmente lidera a cozinha dando continuidade ao trabalho de Fabio e assim liberando-o para exercer as atividades já mencionadas. A Chef é federada à FIC – Federazione Italiana Cuochi.
Mas, o primeiro restaurante da Famiglia Sicilia que conheci foi o Tattoria, irmão mais novo dos irmão empreendedores, junto ao sócio Fernando Severino do Grupo Status, que fica no elegante Shopping Boulevard, e foi lá que fiz minha primeira refeição em Belém do Pará, todo baseado nas indicações do Fábio Sicilia.
Entrada-Pomodorini- torradinhas cobertas com queijo cremoso e um confitado de tomatinhos cereja ao alecrim, que estava divinal.
Prato principal– Peixe- no caso o Filhote- na crosta de tapioca, com pesto de chicória e risoto de jambu. Confesso que estava então me iniciando na longa senda das diferentes farinhas de mandioca que o paraense utiliza, desde as mais fininhas, até uma tão leve que parece- e recebe o nome- um isopor.
Delicado prato, mesmo que marcante, com o peixe úmido na medida por dentro e sequinho em sua crosta. O pesto de chicória, folha que muito se parece com almeirão, ou a nossa chicória do sudeste, mas que tem aromas e paladar do coentro, que, aliás, amo de paixão, estava equilibrado, e o risoto de jambu na medida para não ser over em seus efeitos anestésicos.
Sobremesa– os deliciosos chocolates Gaudens, uma das muitas atividades deste estudioso Fabio Sicilia, que vendo a maravilha dos frutos do cacau nas Amazônia, logo se propôs empreender e se aprofundou nas artes dos chocolates Premium.
Bem, tem muito mais de Famiglia Sicilia para contar, incluindo-se aí uma degustação harmonizada no outro restaurante, o primeiro, e muito mais.
Famiglia Sicilia Trattoria
https://www.facebook.com/famigliasicilia
(91) 3073-2882 e também pelo WhatsApp (91) 98479-6317
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão