Meninas e meninos,
Podere Castorani e os vinhos de Jarno Trulli, um dos sócios da vinícola, foram apresentados na Cantina C Que Sabe faz alguns meses e seu Prosecco Aianera e o seu Aianera Espumante Gran Cuvée IGT, não saem de minha memória.
Os Chefs da Famiglia C Que Sabe, o Bruno Stippe e o Victor Stippe, junto à Luzia Stipe, os quais se tornaram sócios na Futura Importadora que agora é a responsável por importar os vinhos da Podere Castorani como os rótulos Ainera que mencionei.
O Ainera Prosecco Extra Dry DOC 100% Glera que é o nome da uva que faz o Prosecco é menos floral que a maioria destes vinhos, Mais cítrico e com boa mineralidade, leve e frescor nítido, o que o torna um coringa para os dias mais quentes.
O Ainera seu Aianera Espumante Gran Cuvée IGT, corte das uvas Trebbiano e Chardonnay é coisa séria! Perlage superfino, consistente e duradouro, no olfato apresenta frutas cítricas, algumas frutas de massa branca como peras, o cereal que para mim é típico da Chardonnay, e em boca, confirmando as impressões olfativas, é longo, deliciosamente cítrico lembrando limão Siciliano, e com frescor de dar inveja a muitos espumantes.
Depois na foto do cardápio apresentado as harmonizações serão desvendadas. Ainda nos brancos o espetacular vinho Jarno Bianco um corte de Trebbiano, Malvasia e Cococciola, utiliza uma parte de uvas pacificadas e estagia em barris de carvalho por 12 meses sur lies. Vinho que no olfato apresenta um floral delicado, um frutado mais maduro, especiarias picantes. Em boca confirma o frutado e as especiarias e a untuosidade das uvas passas.
Da linha Volparo, degustamos o Bianco um varietal Trebbiano, o Rose de Montepulcino d’Abruzzo, o Tinto de Montepulciano d’Abruzzo e o Volparo Cabernet Sauvignon, sendo este último meu preferido com frutado e especiarias tanto no olfato quanto no palato, vinho que se torna fácil para harmonizações variadas tanto nas massas com molhos vermelhos a base de carne, as carnes vermelhas, os queijos etc…
Dentre os tinto que me agradaram reservo espaço para o Podere Castorani Montepulciano que estagia em barricas por 12 meses e mais 15 meses em garrafas antes de sair ao mercado.
Muitas frutas negras no olfato, especiarias, chocolate, algum toque picante que tanto pode ser de pimenta como de gengibre. Em boca confirma o frutado mais em compotas, o chocolate presente, as especiarias picantes.
Harmonizações variadas como carnes de caça, tanto de pelo como de penas, cordeiro, cabrito, coelho ao molho de vinho, queijos de massa dura e curados.
Para melhor conhecer estes vinhos, o contato da Futura Importadora é https://www.facebook.com/futuraimportadora/
11 3562-6132
E da famiglia Stippe
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão