Meninas e meninos,
Puchero com arroz de cúrcuma e o Valiano Chianti Clássico DOCG 2009 Berardenga para a harmonização. O vinho, safra mais antiga, escolhi para não ter muita influência de taninos, já acalmados pela idade. Chianti, pela necessária acidez para combater a untuosidade do prato. Fattoria di Valiano-Castelnuovo Berardenga por seu um excelente Chianti.
Feitas as escolhas, parti para a gastronomia, um Puchero à minha moda, mais caipira que espanhol. Grão de Bico, paio, linguiça calabresa, panceta, costelinha suína defumada e salsicha de vitela.
Como sabem, cozinho preferencialmente em panelas de ferro, apesar de que a receita pede panela de barro. Fritei separadamente em frigideira de ferro os pertences, menos a costelinha defumada. Esta, já fritei na panela que iria cozer o grão de bico, assim deixaria um fundo com sabor para incorporar.
Fervi o grão de bico junto com meia cebola, dois dentes de alho também inteiros, folhas de louro. Deixei al dente. Juntei os pertences já fritinhos e também a salsicha. Não coloquei batatas nem pimentões, apenas pimenta cumarí, ou comarí, ou cumbarí e cúrcuma.
Não incluo o passo-a-passo da receita, pois tem inúmeras na web. Sou cozinheiro por paixão, amador, e minha intenção é comer bem! E para beber bem o vinho Valiano Chianti Clássico DOCG 2009 que comprei faz anos na ótima importadora Franco-Suissa .
Tem mais textos sobre a Franco-Suissa aqui e também aqui . O Valiano estava perfeito, apesar de mais de 12 anos de idade. Sua cor estava em princípio mais atijolada e opaca, mas foi só oxigenar para sua cor rubi voltar e o brilho também.
Fruta ainda presente, a cereja confitada ou em calda se apresentou nítida. Especiarias como cravo, cardamomo e canela encantaram o olfato. Em boca confirmou o frutado, as especiarias, uma acidez ainda bem marcante, e taninos já resolvidos. Equilíbrio total com o álcool em 13%, conjunto que ajudou muito na harmonização com o puchero caipira. Aperitivei com a panceta frita!
Vejam a descrição do produtor:
CHIANTI CLÁSSICO VALIANO DOCG 2009 “GALO NERO”
Produtor: Fattoria di Valiano Toscana- Itália. Corte 95% Sangiovese, 5% Merlot. Álcool 13%. Estagia em barricas de carvalho por nove meses. Importante observar a nota do produtor sobre a temperatura de serviço de 16°C a 18ºC.
Notas do produtor: Aroma intenso de violetas, amoras silvestres e cerejas. Na boca é longo, estruturado, rico e volumoso. Os taninos são suaves com notas de frutas no final. Eu não senti o floral, afinal a idade deve ter influído, mas, as cerejas sim, estavam lá!
Harmonização bem legal para um dia mais frio, que pede pratos com calorias e untuosidade.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão