Meninas e meninos,
Queijo Serra da Estrela, delícia regional Portugal e DOP-Denominação de Origem Protegida. Um dos melhores do mundo, e não são só os portugueses que o dizem. Gosto muito de queijos, é só pesquisarem neste site e verão o quanto. Um dos alimentos que se prestam muito bem às harmonizações com vinhos, unindo dois dos alimentos mais consagrados e consumidos no mundo.
O Queijo Serra da Estrela é apreciado pelos amantes destas iguarias. Queijos de modo geral podem ser feitos do leite-cru ou não-de vários animais tais como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos. Podem conter apenas o leite destes animais, ou por vezes há leites misturados em variadas proporções entre eles.
São alimentos muito ricos em proteínas vitaminas e minerais, e com queijo Serra da Estrela não é diferente, mas este se enquadra na categoria histórica de como uma população de determinado local os vem fazendo há séculos.
Em geral o queijo nada mais é do que o leite coalhado, salgado e colocado em formatos variados para curar. Esta cura pode ser longa ou nem tanto, vai depender do tipo de queijo.
Uma Tradição Artesanal que se tornou DOP-Denomiação de Origem Protegida.
O Queijo Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas desta região portuguesa-Serra da Estrela- há centenas de anos, faz muito tempo um dos queijos mais famosos e mais apreciados em todo o mundo.
As referências ao Queijo da Serra remontam à ocupação romana e o seu processo de fabricação já esteve descrito pela primeira vez naquele que é hoje considerado o primeiro Tratado de Agricultura.
Mas como é feito afinal o Queijo Serra da Estrela.
Antes de tudo, o queijo tem que passar por certificação exigente, que garante a qualidade e autenticidade de um produto tradicional, de acordo com os seguintes critérios:
1-O queijo é produzido na região demarcada da Serra da Estrela.
2-É elaborado apenas com leite cru proveniente de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, alimentadas exclusivamente de pasto natural da região demarcada da Serra da Estrela.
3-Ao leite apenas poderá ser adicionada a flor do cardo, que nasce na mesma região demarcada, e sal.
4-O leite e a queijaria certificada têm de cumprir rigorosas regras de salubridade, higiene e segurança alimentar.
5-O queijo final é submetido a um painel de prova de especialistas que avalia o seu sabor, textura, aromas… e terá de ter 15 valores de nota mínima.
Com um processo de maturação que se prolonga por mais de um mês, o Queijo Serra da Estrela é inteiramente artesanal e parte das mãos dos queijeiros portugueses muitas vezes há gerações neste mister.
Quanto à harmonização com vinhos, brancos ou tintos, por ser um queijo de massa mole e conter boa gordura, podemos seguir dois caminhos: o da afinidade com vinhos de boa acidez, encorpados e alcoólicos, ou por contraposição com vinhos de sobremesa.
Eu, particularmente prefiro os vinhos de sobremesa, mas concordo que ficam muito bem harmonizados com tintos e brancos encorpados e com boa acidez e álcool. Acidez e álcool são os requisitos principais para combater ou no caso, harmonizar a gordura.
Quanto aos vinhos de sobremesa, se contrapões ao salgado da massa.
Algumas passagens do texto e fotos foram extraídas do site NCultura.PT e o vídeo Vídeo da Queijaria Vale da Estrela
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão