Meninas e meninos,
Rainhas de Copas uma forma lúdica de mostrar a força da mulher no mundo dos vinhos, aludindo de maneira brilhante e inteligente ao jogo de cartas onde as Rainhas de Copas aparecem com o símbolo do coração.
Mas porque temos que mostrar a força da mulher, ou Girl Power em pleno século 21 é o que me intriga, pois já não está mais que provado que a mulher é mesmo muito melhor que nós homens em muitos dos aspectos, perdendo, e nem sempre, apenas na força física?
Bem, o que importa é que a ação muito bem pensada e inteligente, criada pelas poderosas meninas da CH2A, e desde logo encampada e promovida pela Wines of Chile, desembarca em São Paulo no dia 15 de Junho em uma batalha onde as armas serão os saca-rolhas, taças e decanteres, e as seis mulheres, as Rainhas de Copas, vão duelar pelo voto do público e a sommelière com a carta de vinhos mais votada ganha o duelo, levando a taça e a coroa.
Mas o Rainha de Copas afinal é apenas mais uma demonstração da criatividade, elegância, inteligência e expertise de seis meninas somelierès das mais espeitadas que o mercado de vinhos brasileiros possui, sendo as contendoras: Daniela Bravin, Débora Breginski, Eliana Araújo, Gabriela Bigarelli, Gabriele Frizon e Jéssica Marinzeck.
A ação contou em primeiro lugar com a visita das seis Rainhas de Copas ao Chile, sim elas já são rainhas, e de copas porque aludindo ao coração do símbolo da carta de copas, e também, ao significado da palavra em espanhol, onde copas quer dizer taças, as rainhas puderam visitar, e in loco degustar, muitos vinhos para selecionarem suas armas, ou cartas de vinhos para o duelo.
As vinícolas visitadas foram Aresti, Bisquertt Family Vineyards, Casa Silva, Casas del Bosque, Cono Sur, El Principal, Emiliana, Gandolini, Indomita, Matetic Vineyards, Pérez
Cruz, Santa Carolina, Siegel Family Wines, Terranoble, Valdivieso, Ventisquero e Veramonte.
“O projeto Rainhas de Copas acontece de forma piloto no Brasil e reflete o posicionamento de vanguarda do Chile em antecipar tendências e atender a demandas não apenas de consumo, mas também comportamentais” comenta a diretora do Wines of Chile Angelica Valenzuela.
“Além de reconhecer e valorizar o protagonismo feminino no segmento vitivinícola, queremos demonstrar que a experiência de consumir um vinho do Chile pode ser lúdica, divertida, informal e sem regras. O que mais importa é a experiência que o consumidor terá na degustação. A escolha da melhor carta é uma forma de fechar o duelo, que será, obviamente, exclusivamente com vinhos chilenos de qualidade indiscutível”, complementa Valenzuela.
Em 15 de Junho Rainha de Copas se dará no Bar de Cima, nos Jardins, as sommelières apresentam suas cartas e duelam pelo voto do público. O ingresso custa R$ 55 e dá direito a degustação de vinhos e buffet de comidinhas deliciosas para acompanhar os vinhos.
O consumidor vai decidir de qual carta que ele mais gostou. A vencedora ganha – além da coroa que a eleva ao posto de Rainha de Copas – uma viagem exclusiva ao Chile. Os ingressos são limitados e estão à venda na plataforma Sympla através do link: bit.ly/2KWNT3n
Rainhas de Copas da esquerda para a direita e de cima para baixo:
Daniela Bravin: a intrépida sommelière conta com mais de 20 anos de atuação no segmento, foi sommelière de restaurantes badalados de São Paulo e atualmente comanda três projetos autorais: o Sommelier Itinerante, que faz intervenções etílicas pela capital em locais pouco convencionais; o Vinhos da Titia, uma espécie de clube de vinhos com campanhas especiais; e o novo Sede261, espaço aberto ao público três dias por semana focado no serviço de vinhos em taças.
Gabriela Bigarelli: atua no segmento há 18 anos e atualmente presta consultoria para mais de 25 renomados e premiados restaurantes de São Paulo (entre os quais o Grupo Maní, que está na lista dos melhores restaurantes do mundo). Também comanda sua própria casa, o restaurante Terço.
Débora Breginski: vem colecionando prêmios desde 1997, incluindo o terceiro lugar na categoria ‘Melhor Sommelier’ pela Revista VEJA São Paulo; ela foi a primeira mulher a disputar o título, tornando-se a primeira sommelière do Brasil a receber amplo reconhecimento. Foi sommelière do Grupo Fasano, período em que criou o projeto Vinho na Rua, com Manuel Beato, seu mentor. O objetivo é oferecer experiências em um evento itinerante, em ruas, casamentos e festas.
Eliana Araújo: é sócia da Wine Soul Store, na luxuosa Rua Oscar Freire. Promove degustações na Livraria Cultura unindo o universo dos vinhos a músicas e filmes, por exemplo. Foi sommelière de apoio na Copa do Mundo da FIFA Brasil e já foi premiada pelas revistas Prazeres da Mesa e VEJA São Paulo. Lançou, em 2004, o projeto literário Passaporte do Vinho, que até hoje é realizado no Brasil (um livreto com noções básicas do mundo do vinho).
Jéssica Marinzeck: certificada pela Court of Masters Sommeliers e estudante do Diploma WSET, conta com vasta experiência em negociação, importação, eventos internacionais de vinhos, consultoria, vendas, e-commerce, sommellerie e como escritora. É criadora da JM Wines, especializada no desenvolvimento, gerenciamento e distribuição de marcas exclusivas de vinhos da Califórnia e do Chile.
Gabriele Frizon: sommelière responsável pela elaboração das cartas e serviço de vinhos em hotéis de luxo do Brasil como Emiliano, Tivoli e Palácio Tangará. Conquistou o Prêmio de Excelência da revista norte-americana Wine Spectator e já foi premiada pela revista brasileira Prazeres da Mesa.
Rainhas de Copas – Wines of Chile
Dia 15 de junho (sexta-feira), das 20 horas à meia-noite
Bar de Cima – Rua Oscar Freire, 1.128
Ingresso: R$ 55,00. O ingresso dá direito à degustação de mais de 35 vinhos + buffet de comidinhas para harmonizar.
Link para compra antecipada: bit.ly/2KWNT3n
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão